Capa do livro Passo de Tartaruga IV

Passo de Tartaruga IV, A Lei da Inclusão: lançamento para o público infantil

A escritora e roteirista Cláudia DiCarmo lançou o 4º livro da série Passo de Tartaruga, destinada para crianças de 4 a 10 anos. Passo de Tartaruga IV, A Lei da Inclusão apresenta ao público infantil temas como diversidade, inclusão, cooperação, superação, autoestima, sustentabilidade e sentimento de pertencimento. Ao todo, a série contará com cinco edições. 

A história se passa no fundo do mar, onde peixinhos com necessidades foram banidos e não podem estudar. Porém, a tartaruguinha Daniel, inspirada no medalhista paralímpico Daniel Dias, a polva Karina e a professora Moni tentam mudar o triste cenário. A polva Karina é inspirada na médica e ativista ambiental Karina Oliani, já a professora Moni é inspirada na professora de Belo Horizonte Mônica Dourado.

Outro personagem da história é o Boto Marquinhos, que sofre bullying por ser autista. Ele foi inspirado no escritor, palestrante e blogueiro autista Marcos Petry. A história também apresenta o Horário Crustáceo, responsável pelas leis do local.

Sobre a forma como o tema é apresentado para as crianças, Cláudia comenta: 

Importante frisar que a mensagem é mais bem absorvida pela criança quando vem acompanhada de exemplos reais. A partir de temas relevantes como bullying, respeito às diferenças, consciência ambiental, entre outros, eu busco personagens reais que endossem a mensagem.

Outras edições da série Passo de Tartaruga

Passo de Tartaruga: À partir da experiência de superação e sucesso de Daniel Dias – o maior medalhista paraolímpico da história- veio a inspiração para abordar a questão das diferenças. Daniel virou então a tartaruginha Daniel, que tinha má formação nas nadadeiras, mas na água era tão veloz que pode salvar as suas irmãzinhas do grande vilão Polvolino.

Passo de Tartaruga II: Na sequência do primeiro livro lançado em junho de 2019, a tartaruguinha Daniel se depara agora com um novo problema, a poluição nos oceanos. Juntamente com a Dra. Karina, médica chefe do hospital do fundo do mar, organizam uma expedição com o objetivo de limpar os oceanos e conscientizar os humanos sobre a importância da preservação da vida marinha.

Passo de Tartaruga III: Na nova história, Passo de tartaruga III – Um boto pra lá de especial, a tartaruguinha Daniel e a polva dra. Karina terão a companhia do boto Marquinhos que além de ser muito fofo tem autismo. A criação desse personagem foi inspirada no grande Marcos Petry que também é autista, e é sobre isso que o livro vai falar.

Mais novidades do mundo literário, continue navegando

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário