O Governo de Minas disponibiliza o acervo digital do jornal Minas Gerais, o Diário Oficial do estado

O Jornal Minas Gerais comemora, em 2022, 130 anos da primeira edição, publicada em 21 de abril de 1892 e impressa na antiga capital do estado, Ouro Preto.

A data foi escolhida em homenagem ao centenário da morte de Tiradentes e, em 2022, também será o dia em que o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Imprensa Oficial, órgão da Secretaria de Governo (Segov), vai disponibilizar, para consulta, aproximadamente 50 anos da publicação, conhecida historicamente como Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

No site oficial, a consulta estará disponível em dois blocos: o primeiro, com o histórico desde a primeira publicação até o ano de 1943. O segundo vai reunir todas as edições veiculadas durante o ano de 2010 e, gradativamente, reunirá o conteúdo de 2009 a 1944, para que todo o acervo esteja a serviço da população. 

Desde 2019, ano em que o Jornal Minas Gerais passou a ser 100% eletrônico, é possível acessar os dados publicados de 2011 em diante. O projeto de disponibilização do acervo na internet tem o intuito de facilitar o acesso às publicações oficiais, assim como de preservar o conteúdo existente.

O Jornal Minas Gerais é o instrumento responsável por dar publicidade aos atos de governo e demais matérias de interesse público, em observância aos princípios constitucionais e em conformidade com artigo 1º da Lei 19.429/2011, que determina as diretrizes de publicação dos atos.

Entre personalidades que fizeram parte do quadro de funcionários da Imprensa Oficial, que produz o jornal, estavam, além de Juscelino Kubitschek, que ainda viria a ser Presidente da República, nomes como Abílio Barreto, Murilo Rubião, Carlos Drummond de Andrade, Moacir de Andrade, Vivaldi Moreira, Cyro dos Anjos, entre outros.

Clique aqui para conferir o acervo. 

Mais novidades do mundo literário, continue navegando!

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *