Ricardo Chaves analisa a saúde mental no universo profissional em Liderança no Divã
Diante de intensas cobranças, pressão por resultados, estresse e problemas para gerenciar tarefas, pessoas que atuam em cargos de liderança podem sofrer para manter a saúde mental em dia. Assim, surge Liderança no Divã, uma obra que propõe ajudar estes profissionais a praticar o autocuidado mental.
Segundo o psicólogo Ricardo Chaves, abordar este tema através dos líderes apresenta resistências, porque a sociedade não aceita que eles sejam pessoas vulneráveis. “Perante à sociedade, o autocuidado do líder fragiliza a posição, vulnerabiliza o herói e destrona a referência. Nos exigimos acima do que realmente é possível para um ser humano competente e saudável”, afirma o autor.
Em decorrência do trabalho, líderes podem apresentar depressão, ansiedade, burnout e condutas autodestrutivas, segundo Ricardo Chaves. Em seu livro, o psicólogo apresenta um manifesto para que líderes parem de ignorar o autocuidado mental. Além de oferecer lições para autoliderar, o livro apresenta dicas de assertividades nos diálogos e entender seus próprios objetivos.
O livro é uma publicação da DVS Editora.
Mais novidades do mundo literário, continue navegando!