Editora Salamandra lança O pequeno Papa-Sonhos e Um ursinho bem velhinho, de Michael Ende
De forma lúdica e encantadora, dois novos livros do grande autor alemão abordam temas sobre diversidade cultural, convívio familiar e social.
A Editora Salamandra apresenta dois novos livros do renomado autor alemão Michael Ende, O pequeno papa-sonhos e Um ursinho bem velhinho. As obras mostram de forma lúdica e encantadora temas relacionados a diversidade cultural, o convívio na vida familiar e também social. Os volumes revelam uma atmosfera de contos de fadas, de narrativas míticas e reflexões sobre a existência.
O pequeno Papa-Sonhos, que reúne ilustrações de Annegert Fuchshuber, fala sobre a pequena princesa chamada Sonolinda. A garota vivia no reino de Sonolândia, em que os habitantes acreditavam que o sono está diretamente ligado a vida e a saúde das pessoas. Tudo começa quando a menina deixa de dormir devido a pesadelos recorrentes, o que se transformou em uma vergonha nacional. A situação era tão grave que a princesa ficou doente.
Já a obra Um ursinho bem velhinho, que é apresentada com as ilustrações de Cornélia Haas, fala sobre a busca do ursinho de pelúcia Washable pelo sentido da vida. Após sua dona ter crescido e deixá-lo de lado, foi indagado por uma mosca sobre qual o motivo de ele existir. Não sabendo a resposta, o urso então resolve procurar e encontra alguns insetos e animais, como o camundongo, que é esperto e vive a procura de comida para alimentar sua família; uma apressada abelha conta que existe para colher mel, construir colmeia e servir ao bem-estar da coletividade; para o Cisne, o sentido da vida é a beleza; o Cuco avisa ao ursinho que o legal da vida é enumerar, contar tudo o que existe: árvores, folhas, pinhas, dias, horas, tudo; um bando de macacos na selva responde que o objetivo da existência é fundar alguma coisa: uma associação, um clube, um comitê, um partido, alguma comunidade para que se estabeleça ordem de hierarquia, uma ordem. “Senão vira bagunça”, dizia o macaco-chefe.
Sobre o autor
Michael Ende nasceu em 1929 e faleceu em 1995 na Alemanha. Ele ficou mundialmente conhecido com livros como a A história sem fim e Mom. Hoje, é um dos mais conhecidos escritores alemães graças aos seus talentos para escrever para diversos públicos. Além de livros infantis e juvenis, também escreveu livros poéticos ilustrados, livros adultos e peças teatrais. Muitos de seus livros foram adaptados para o cinema ou para o rádio ou a TV. Recebeu inúmeros prêmios alemães e internacionais pela sua obra. Seus livros já venderam, em todo o mundo, mais de 20 milhões de exemplares e já foram traduzidos em cerca de quarenta línguas.
Sobre a Salamandra
Com um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros, o principal foco da Salamandra é a valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções desde a primeira infância até o início da adolescência. O selo publica obras que dialogam com o leitor, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada para atender todos os gostos: livros tipo álbum para leitores iniciantes; e, para leitores mais fluentes, aventuras, histórias com temas do cotidiano. Tudo para fazer da leitura uma atividade prazerosa e significativa. Desde 2009, a Salamandra detém exclusividade sobre a obra literária de Ruth Rocha, uma das escritoras mais talentosas e queridas do Brasil, em uma iniciativa inédita no mercado de livros para crianças e jovens.