Editora Planeta: O Terrorista elegante e outras histórias, de Mia Couto e José Eduardo Agualusa

Exclusivo para a Editora, livro é o primeiro trabalho conjunto dos autores africanos, que estão entre os escritores mais relevantes da língua portuguesa

Dois dos principais nomes da literatura mundial contemporânea, o moçambicano Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa lançam O terrorista elegante e outras histórias, primeira obra escrita a quatro mãos pelos dois autores.

Em um projeto exclusivo para a Planeta Brasil, o livro nasce da amizade da dupla e reúne três contos baseados em peças de teatro escritas em conjunto por dois dos mais premiados escritores africanos em língua portuguesa. O livro traz, também, uma entrevista com Mia e Agualusa, realizada por Anabela Mota Ribeiro e publicada no jornal português Público.

Três contos, inúmeras habilidades

Os três contos refletem a grande habilidade dos autores como contistas, e trazem à tona a poesia, a fina ironia e a sabedoria intrínseca sempre presentes na produção dos dois escritores. Em O terrorista elegante e outras histórias, primeiro conto do livro, um angolano é preso em Lisboa por suspeita de ligação com grupos terroristas. Durante o interrogatório na prisão, o homem, por sua vez, confunde os agentes com histórias que não coincidem com a de um criminoso, e conquista os três policiais levando-os a refletirem sobre suas próprias vidas.

Com muito humor, o conto Chovem amores na rua do matador apresenta um protagonista que volta à cidade de seu passado, Xigovia, para se vingar das três mulheres que chegou a amar. As ex-mulheres entram em cena no conto, se apresentam e contam cada uma a sua versão da história de amor vivida com Baltazar Fortuna.

No terceiro conto, A caixa preta, a invasão de um intruso mascarado à casa de duas mulheres leva pessoas de gerações diferentes da família a enfrentarem seus medos e os segredos mais bem guardados.

É senso comum que a literatura é um ofício que se exerce na solidão. Os autores, no entanto, passaram “dias, sentados à mesma mesa, cada um diante de um computador, rindo, brincando e apostando na negação da ideia de que a criação literária é sempre um ato profundamente solitário”, afirmam, na nota final da obra.

Sobre os autores de O Terrorista Elegante e Outras Histórias

Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, Moçambique. Biólogo além de jornalista e escritor, Mia é o autor moçambicano mais traduzido e divulgado no exterior, com obras publicadas em mais de 30 países. Além de finalista do Man Booker Prize, é ganhador de diversos prêmios literários, incluindo o Neustadt de 2014 e o Camões em 2013. Terra sonâmbula (1992), seu primeiro romance, foi eleito um dos melhores livros africanos do século XX.

José Eduardo Agualusa nasceu em Huambo, Angola, em 1960. Estudou Silvicultura e Agronomia em Lisboa, Portugal. Escreve crônicas para o jornal brasileiro O globo. Já teve seus livros traduzidos para 30 idiomas. Pelo selo Tusquets da Editora Planeta, publicou A sociedade dos sonhadores involuntários e O vendedor de passados, pelo qual venceu o Independent Foreign Fiction Awards. Em 2017, ganhou o International Dublin Literary Award pela edição em língua inglesa de Teoria geral do esquecimento, também finalista do Man Booker International Prize.

 

Fique por dentro dos principais lançamentos literários. Clique aqui.  

 

Deixe o seu comentário

comentários

Publicado em

Deixe seu comentário