Vinícius Neves Mariano, finalista do prêmio Jabuti, apresenta o lançamento A pele em flor. Histórias abordam tensão racial e o desejo por humanidade
Nos seis contos do lançamento A pele em flor, Vinícius Neves Mariano apresenta histórias permeadas pelo racismo e pelo desejo de construir um novo futuro. Este é o terceiro livro do autor, que também escreveu Empate (2015) e Velhos demais para morrer (2020), romance vencedor do Prêmio Malê de Literatura e finalista do prêmio Jabuti.
No primeiro conto da obra, nos deparamos com dois amigos presenciando uma funcionária sendo humilhada e, após o ocorrido, eles conversam sobre a cena através da doença o “mal do senhor”. Seguindo a lógica dos contos, o contexto brasileiro, suas tradições e heranças, são fundamentais para entender as emoções e os anseios dos personagens. O que seria uma luta pela própria individualidade é, na realidade, um pedido coletivo.
Confira a fala do poeta e especialista em literatura negra, Henrique Marques Samyn, sobre a obra de Vinícius Mariano:
As narrativas de Vinícius Neves Mariano são assombradas pelo passado. Os textos de A pele em flor são povoados por pessoas que procuram seu lugar no mundo, compartilhando um denominador comum: a cor da pele. Aí está o que as configura racialmente, determinando quais espaços (restritos) podem ocupar e quais caminhos (estreitos) podem percorrer na labiríntica sociedade brasileira. Na esteira da tradição literária negra, Vinícius demonstra que cada um desses personagens representa uma singularidade: que, para além dos estereótipos impostos pelos discursos hegemônicos, nenhuma vida negra é redutível à insignificância dos lugares-comuns. Desse modo, imersos em seus negros dramas, os personagens buscam recuperar não apenas seus sentidos próprios; mas, em última instância, a humanidade que nos foi usurpada
Produzido pela Editora Alfaguara, o lançamento ocorre no dia 18 de fevereiro. A pré-venda está disponível na Amazon.
Mais novidades do mundo literário, continue navegando!