Isolamento social estimula a leitura infantil

*** Marília Paiva –  Presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia – 6ª Região (MG e ES)

A pandemia de covid-19 avança pelo Brasil, obrigando grande parte da população ao isolamento social para conter a velocidade de disseminação da doença. 

A rotina foi modificada, as aulas, suspensas, e as crianças estão em casa: sentem falta do ambiente escolar, do contato com os amigos e das atividades ao ar livre. O entretenimento dos pequenos é um desafio para pais e responsáveis.

É hora de pensar na importância do investimento no hábito da leitura como uma atividade extremamente benéfica ao desenvolvimento infantil e, mais ainda, em tempos de pandemia, como uma forma de ocupar o tempo ocioso. 

A diversidade disponível de obras literárias infantis é enorme, desde histórias fantasiosas até interativas, como brincadeiras e jogos. Quem não possui muitas obras em casa, e tem o privilégio do acesso à Internet, pode acessar um sem número de obras temporariamente disponíveis gratuitamente em sites de editoras e outras entidades.

Um exemplo é a plataforma “Kidsbook”, do Itaú, que oferece 13, sem necessidade de cadastro. Outro exemplo é a ONG “Mais Diferenças”, que oferece livros em formatos acessíveis (audiovisual, libras, daisy e texto) a crianças com diferentes tipos de deficiência. Ao iniciar a leitura, o livro virtual ganha vida com animações e sons, inclui recursos como audiodescrição, chamando a atenção dos pequenos e tornando a leitura acessível e atraente.

Os recursos auxiliam na promoção do interesse pelo material, principalmente, entre meninos e meninas que ainda não desenvolveram esse hábito. As plataformas oferecem títulos com histórias importantes e reais em linguagem apropriada, como “Malala, a menina que queria ir para a escola”, de Adriana Carranca, ou clássicos revisitados, como “O Alienista”, de Machado de Assis.

Para quem tem livros guardados ou perdidos pela casa, pode oferecer às crianças a experiência única do livro impresso, com peso, cheiro, formato e cores que atraem a humanidade há tanto tempo. Afinal, muitos podem ter em casa um livro comprado e nunca lido, um presente rejeitado, um livro querido que foi afastado do convício pela correria do dia a dia…E até mesmo alguns livros didáticos podem ser utilizados.

Muitas vezes, ótimas histórias se escondem nessas obras. É possível fazer uma contação de histórias, transformando a leitura em um programa familiar.

O livro infantil é a porta de entrada a um mundo mágico de interesse pela fantasia, pelo conhecimento e pela vida, podendo transformar o cotidiano de muitas famílias. Desde histórias leves, com enredo divertido e de fácil compreensão, até construções literárias mais complexas e sofisticadas, os livros infantis apresentam muitas escolhas para promover o desenvolvimento literário, cognitivo e interpretativo, afastando os pensamentos de um cotidiano tenso.

A prática da leitura ajuda a combater o estresse. Uma pesquisa da Universidade de Sussex revelou que ler por apenas seis minutos reduz em até 68% os níveis de estresse. A atividade pode ser muito salutar nesse período de incertezas e preocupações. 

Incentivar a leitura, além de ser uma atividade útil no momento, pode ajudar a desenvolver um hábito também para quando a pandemia cessar. Aproximando os pequenos da prática da leitura literária com afeto e interesse, podemos dar-lhes a oportunidade, por toda a vida, de acessar a arte, a fantasia e imensas possibilidades de reflexão sobre a experiência humana, por meio do livro.

Em casa, experimentando o livro e a leitura sem a obrigação escolar, podemos fazer da leitura um ato divertido e recreativo, mais uma das coisas boas da vida, quando tudo isso passar!

Sobre a importância da leitura, leia mais clicando aqui

Livros para autoconhecimento

7 livros infantis que ensinam a pais e filhos

15 livros nacionais para ler antes de morrer

6 motivos para conhecer a Casa dos Quadrinhos em BH

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *