Fabiana C.O apresenta a sobrecarga materna e a saúde mental de mães na obra Sra. Capa
Mães são heroínas parecidas com os personagens de filmes de ação, ou possuem seu trabalho de cuidado inviabilizado e negligenciado? Movida pelos dilemas da maternidade, Fabiana C.O lança a obra Sra. Capa. A ficção apresenta dores reais vivenciadas pelas mulheres e pela própria autora. Fabiana conviveu com crises depressivas por mais de 15 anos e, quando se tornou mãe, encarou uma triste realidade com a sobrecarga materna.
A história nos apresenta Ana, uma mulher nordestina que saiu da Bahia muito jovem com a família a procura de melhores oportunidades. Já adulta, divorciada e mãe de 3, ela enfrenta uma solitária maternidade. Uma mulher responsável pela casa, filhos, cheia de traumas, medos e responsabilidades. Sua filha Sol, quando pequena, enxergava a mãe com uma capa vermelha a sua volta, como as capas de super-heróis.
Quando se torna adulta, Sol decide escrever sobre a figura materna para compreender a história da sua mãe. A partir de uma narrativa e perspectiva da filha, é possível adentrar por esse cenário de abandono que muitas mulheres vivenciam durante a maternidade.
Com todos os acontecimentos, mamãe andava mais deprimida e sozinha do que nunca. Eu, de longe, não sabia se a capa ainda era vestida. Só pensava que Dona Ana estava distante de suas filhas e sem sua neta. Cada uma com o seu motivo de ausência e distância; e isso a levou a um abatimento profundo. (p. 89)
A obra está disponível no Site da autora e na Amazon.
Mais novidades do mundo literário, continue navegando!