Início > [Resenha] A redoma de vidro – Sylvia Plath

[Resenha] A redoma de vidro – Sylvia Plath

por Meyre Ellen Carvalho
2 minutos de leitura

A redoma de vidro – Sylvia Plath

A Redoma de Vidro é o único romance da autora Sylvia Plath, que se matou no mesmo ano do lançamento da obra. O livro foi publicado em 1963  sob o pseudônimo “Victoria Lucas”.

Sylvia, que tinha um histórico de depressão, escolheu retratar a doença em seu livro, dando várias referências autobiográficas. Mesmo se tratando de um tema muito pesado, a leitura flui muito bem, devido a linguagem jovem de sua protagonista, Esther Greenwood, que é a narradora da história.

A Redoma de Vidro é um livro narrado em primeira pessoa e tem uma narrativa do formato fluxo de consciência, ou seja, não linear, em que Esther sempre mescla alguns momentos do passado e do presente. Por termos um narrador personagem, conseguimos visualizar todos os pensamentos da menina e aos poucos vamos notando que ela tem algum problema. Durante toda a leitura fiquei com a sensação de que Esther precisava de ajuda. Em vários momentos, antes mesmo do ápice de sua doença mental, ela demonstra uma melancolia que, tomei como um sinal de que ela sofria de depressão. Toda essa tristeza da protagonista torna a leitura angustiante e sufocante, porque é assim que ela se sente, dentro de uma redoma de vidro.

Esther é uma personagem muito real, que cobra muito de si mesma, tem medo das suas decisões e questiona sempre o seu papel como mulher na sociedade. Gostei muito do fato da autora abordar os questionamentos feministas, que particularmente, concordo, mostrando o quanto a sociedade cobrava das jovens na época em que se passa a história.

Apesar disso, o livro tem seus problemas. O fato de ter uma narrativa não linear pode confundir o leitor em certos acontecimentos. A falta de aprofundamento dos personagens secundários também me incomodou um pouco, e até mesmo a falta da explicação de alguns fatos.

Esses problemas não tiram o mérito de – A Redoma de Vidro ser um livro jovem que aborda questões importantes, tornando-se assim uma leitura obrigatória, mas que tem que ser feita no momento certo para não causar mal estar ao leitor.

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Para informações de como tratamos seus dados pessoais, clique em "Ler Mais". Aceitar Ler Mais