A princesa salva a si mesma | Amanda Lovelace
A princesa salva a si mesma é um dos fenômenos editoriais da escritora americana Amanda Lovelace.
O livro figura desde 2018 na lista dos mais vendidos do Brasil e vários países, junto com outro fenômeno de Lovelace, A bruxa não vai para a fogueira neste livro. Tem resenha aqui.
A princesa salva a si mesma já chama atenção com o título feminino de empoderamento, quebrando o paradigma de que a princesa precisa de um macho para resolver seus problemas, e por fim salvá-la. As princesas da vida real nunca precisaram.
Diferentemente da obra A bruxa não vai para a fogueira neste livro, em A princesa salva a si mesma, o tom é de desabafo, como se fosse um resgate de um eu perdido. Lembro que os textos valem para qualquer pessoa. Os temas não se restringem apenas a relacionamentos amorosos, como sugere o título. As amarras familiares, como da mãe, e a imposições dos padrões ditados pela sociedade, tem forte presença aqui.
O livro é dividido em três partes e marcam o crescimento, o autoconhecimento e o amadurecimento feminino.
A PRINCESA
meu primeiro beijo:
a força
imobilizada,
uma boca
repetindo
não não não.
Depois:
Manchas roxas
&
o inconfundível
gosto de
sangue
_nunca vou perdoar você. (pág.34)
O capítulo é dedicado a menina moça, debaixo das asas da proteção familiar, essa menina vai crescendo, passando todas as fases obrigacionais (menstruação, primeiro beijo e paixão). Não é romântico, não é poético, pelo contrário, esse momento é cercado de violência, abuso psicológico, que faz a menina crescer e, a trancos e barrancos se tornar uma…
DONZELA
Promessas
Sussurradas
na chuva
serão levadas pela
água
_direto para a porra do ralo. (pág.55)
Esse crescimento é marcado pelas perdas, é pesado e triste, porém muito real. A donzela enfrenta uma barra na verdade.
Também diferentemente de Bruxa não vai para a fogueira, o tom deste livro é mais pesado, triste, sufocante e em vários momentos angustiante. Mas ela precisa viver, crescer e sobreviver…
A RAINHA
eu vou
pegar
os espinhos
com sangue
que eles
enfiaram
em você
&
com eles
vou
ensinar você
a tecer
a coroa
que
merece
_ você é mais forte do que eu jamais soube. (pág.165)
Começa a construir seu trono, destituir o que te fez e faz mal e buscar o que te faz bem. Ela supera seus medos e enfim encontra o amor e a paz que precisava.
VOCÊ:
São pequenas doses de conselhos da autora para seus leitores. Não é nada impositivo ou obrigatório. São palavras que servem para qualquer idade em qualquer fase da vida.
ataque a biblioteca.
leia tudo
em que colocar
suas mãos
& mais
alguma coisa.
vá em frente
colecione palavras
& comece a poli-las
até que brilhem
como a luz das estrelas
na palma da
sua mão.
faça das palavras
a sua melhor arma…
uma espada dourada
para lançar
seus inimigos
por terra
_ um tipo de plano de sobrevivência. (pág.167)
Há alguns anos não se imaginava que uma princesa sobreviveria sem um príncipe. Em praticamente todos os contos mundialmente conhecidos, eles não apenas existem, como também são protagonistas do ato final, salvar a princesa em apuros.
Os tempos mudaram, a sociedade mudou ao ponto de reconhecer que, na vida real nem toda princesa precisa ser salva por alguém, muito menos um príncipe. Elas são capazes de cuidar da própria vida, e inclusive salvar a si mesma.
Que bom que a literatura enxergou esse alvo e nos brindou com os poemas inspiradores de Amanda Lovelace.
A princesa salva a si mesma neste livro é uma publicação da Editora Leya.
No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.