A namorada do meu amigo – Graciela Mayrink

Recebi a indicação do livro A namorada do meu amigo de uma amiga que é a minha “mentora literária”.

O livro A namorada do meu amigo é da escritora Graciela Mayrink, que já tem 4 livros publicados. Uma autora carioca que se diz metade mineira, o que já me agradou desde o início.

Confesso que quando recebi essa indicação fiquei com receio de não gostar. Eu gosto de mocinhos certinhos e, nesse caso, eu sabia que iria lidar com um certo tipo de traição para gostar do protagonista. Afinal, o nome do livro já insinua algo, dá um pequeno spoiler.

A leitura é leve e fluida. Com uma história que se passa em Minas Gerais, o livro me fez voltar na época do colégio e recordar histórias da minha adolescência.

A história do livro é em torno de três amigos: Cadu, Beto e Murilo (caveira). Os três têm uma forte amizade desde a infância e são conhecidos como os três mosqueteiros.


Ainda pequenos eles têm uma vizinha (Juju) que, mesmo sendo criança, aos 8 anos, já gostava do Cadu. Essa menina se muda de cidade, para a alegria dos 3 mosqueteiros,  que não gostavam muito dela.

Anos se passam e a amizade dos três permanecem. O livro traz diversos relatos do cotidiano, mostrando parte da rotina dos garotos, que dá aquela sensação de familiaridade, veracidade para a história que poderia ser a de qualquer brasileiro. Aliás, como é bom ler livros nacionais, com personagens que carregam os traços da nossa cultura. 

O história é contada por Cadu que, após uma viagem de férias, volta e se apaixona à primeira vista pela namorada do seu melhor amigo, e que é a sua antiga vizinha Juju.

A história vai se passando em torno dos amigos e dessa paixão entre o Cadu e a Juju. A leitura é gostosa, e foi me levando em diversos momentos da minha vida, apesar de que em alguns casos me fazia ficar perdida se aquelas atitudes eram condizentes com a idade dos personagens. Eles são jovens, mas com atitudes imaturas e dilemas desnecessários. Mas na maior parte do tempo a leitura me prendeu e me despertou ainda mais curiosidades.

Eu indico o livro para quem deseja relaxar e ler uma história entre amores e amizades. A leitura é prazerosa e traz um final que nos deixa instigados a seguir pensando no livro, mesmo após a última página.

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Anúncios

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário