Menina bonita, que cor você tem?: autora lança obra para ajudar a filha e outras crianças a superarem o racismo
Pessoas negras não possuem uma cor natural? Existe um tom de pele certo e outro errado? Diante do caso de racismo vivenciado pela filha, a autora Aline Carvalho escreveu a obra Menina bonita, que cor você tem?. A escrita foi o caminho para superar a situação e falar sobre negritude, diversidade e respeito às diferenças.
Era um dia comum na escola para a pequena Giovana, uma menina alegre, extrovertida e muito inteligente, até sua professora falar que todos tinham uma cor natural, menos ela por ter a pele marrom. Para ajudar Giovana a superar essa triste situação, sua mãe busca a reconstrução da autoestima da filha através da trajetória de seus ancestrais africanos, compostos por reis, rainhas e guerreiros pretos.
O livro também aborda a importância da diversidade de pessoas, com seus diferentes tons de pele, e como essas diferenças são comuns. Acompanhe um trecho da obra:
Então a mamãe explicou que cada um é de uma cor. Mamãe contou para Gi que seus ancestrais vieram da África e que lá, na África, tinham muitos reis, rainhas e guerreiros, todos de pele pretinha ( pg. 21).
O livro está disponível em versão física e e-book. Confira!
Mais novidades do mundo literário, continue navegando!