Do Brasil ao Japão: Turma da Mônica embarca para a terra do Sol Nascente

Mais uma vez, a Turma da Mônica arruma as malas e embarca em uma nova aventura. Em Uma Viagem do Brasil ao Japão, da Editora Melhoramentos, os personagens de Mauricio de Sousa mergulham na cultura do povo da Terra do Sol Nascente. 

Tudo começa quando Mônica vence o concurso de redação nacional É agora, Japão! e ganha uma viagem com até seis acompanhantes ao país que sediará as próximas Olimpíadas, em 2020. Ela decide levar a turma toda, e, claro, também a sua mãe, dona Luísa, para ficar de olho na garotada.

Seu Takeda, o avô de Keika, também embarcou para o Japão na mesma data, deixando o grupo de viagens ainda maior. Ele é inventor e foi convidado a apresentar sua mais nova criação, o gato-robô Neko, na Feira de Robótica de Tóquio. Seu Takeda ficou radiante, pois teria a oportunidade de encontrar sua neta Keika, que está fazendo intercâmbio junto com o amigo Tikara.

Imagine conhecer toda a riqueza da cultura japonesa com essa turma? Para ajudar a contar essa história, Mauricio de Sousa recebeu a ajuda do escritor José Santos. Eles já tinham trabalhado juntos em outros três livros: Turma da Mônica – Uma Viagem a PortugalTurma da Mônica – Uma Viagem à América Latina; e Turma da Mônica – Uma Viagem aos Países de Língua Portuguesa.

“Essa era uma ideia antiga, já que a comunidade japonesa é muito presente no Brasil. E Mauricio tem vários personagens de origem japonesa, como o Hiro – da turma do Chico Bento -, Tikara, Keika, seu Takeda, entre outros. Além disso, este ano o Japão é o país homenageado na Bienal do Livro”, explica José Santos. Os personagens Tikara e Keika foram criados por Mauricio de Sousa há dez anos, em comemoração ao centenário da imigração japonesa para o Brasil.

A turma conhece o Japão de norte a sul, passando por cidades como Tóquio e Hiroshima, as ilhas de Okinawa, entre outros lugares. Mas a aventura não acaba com a volta ao Brasil. O concurso que Mônica venceu tinha um bônus: ela e a turma visitariam também quatro cidades brasileiras: São Paulo/SP, Manaus/AM, Campo Grande/MS e Assaí/PR. “São lugares onde a presença nipônica é notada. Em Assaí, pequena cidade do norte do Paraná, encontramos a maior porcentagem de japoneses, são 18% da população”, observa o escritor.

Amazon/Reprodução da Internet

O leitor também ganha alguns presentes extras nesta obra da Turma da Mônica. Ao final de cada capítulo, um quadro reúne diversas curiosidades sobre as localidades visitadas. Tem mais, como revela José Santos: “Além das crônicas de viagem, o livro apresenta mais de 200 palavras em japonês, e suas respectivas traduções, um trabalho de muita precisão e dedicação da tradutora Drik Sada. E os pequenos leitores ainda poderão acessar um vídeo no YouTube com a pronúncia de todas as palavras em japonês que estão no livro”.

Mais novidades do mundo literário, clique aqui

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário