Com o objetivo de sensibilizar quanto à importância da leitura, das brincadeiras e da escuta, Prefeitura de Belo Horizonte distribui cartilha sobre leitura infantil.

Na atualidade, são muitos os passatempos preferidos das crianças: celulares, jogos eletrônicos, TV e, claro, a internet. Por isso, cada iniciativa de incentivo ao hábito da leitura desde a infância deve ser valorizada e divulgada. A dica da vez vai para os pais, tios e tias, avós, profissionais que lidam diretamente com as crianças ou qualquer pessoa que queira indicação para colocar em prática o incentivo a leitura infantil. Resultado de uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e apoiado pelo Itaú Social, a cartilha “As Crianças e os Livros” já está na segunda edição e aborda a importância da literatura para os pequenos. Cerca de 50 mil unidades já foram distribuídas para adultos que têm filhos, cuidam ou trabalham com crianças.

A cartilha, que é distribuída (de maneira gratuita) em espaços de atendimento à infância, como bibliotecas, centros culturais, museus e centros de saúde, destaca como a leitura na infância é importante, tanto para o desenvolvimento da linguagem e do repertório simbólico, quanto para o fortalecimento de vínculos afetivos familiares. “Entendemos que a leitura de um livro com e para as crianças no ambiente familiar pode ser um momento de encontro para falar das histórias lidas, para ver as ilustrações, para inventar brincadeiras com as palavras e, claro, para estar junto”, explica a gerente de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Farias.

Com uma linguagem simples e de fácil interpretação, a publicação traz também um guia de bibliotecas públicas, centros culturais e museus da cidade, para que as famílias circulem e se apropriem dos equipamentos culturais em Belo Horizonte.

Saiba mais sobre o projeto clicando aqui

Confira outras ações de incentivo a leitura

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário