Crédito: O Globo

Cantores escritores: Músicos nacionais que dão um show na literatura

Do palco para as páginas de um livro, os cantores escritores já deixaram suas histórias eternizadas nos LPS, CDS e plataformas de streamings, contudo, para a alegria dos leitores, a arte não tem ficado restrita à música. Esses artistas têm deixado marcas significativas também na literatura.

Em 2016, o mundo se surpreendeu quando a Academia Sueca concedeu o Prêmio Nobel de Literatura ao cantor e compositor Bob Dylan. Críticos literários e escritores reagiram ao fato de Dylan não ter ligação direta com a literatura, apesar de ter dois livros publicados e ter desbancado vários autores consagrados e favoritos ao prêmio. Em sua defesa, a Academia alegou que o Dylan é “um grande poeta na tradição do idioma inglês” e mereceu o prêmio por ter “criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana”.

Merecido ou não, Bob Dylan é um compositor, sua arte e sua poesia constituem e fazem parte do notável e insubstituível legado da música.

Legado na música e na literatura

Bob Dylan é um escritor/compositor de canções e não se dedica diretamente à literatura. Mas, os artistas que o fazem têm construído um legado de extrema importância para a literatura brasileira com livros consistentes, bem escritos e que valem o prestígio.

Eles falam de amor, empatia, bullying, amizade e companheirismo e são reconhecidos pelos principais prêmios literários do país e do mundo.

Não vamos aqui dizer que esses artistas se aventuram ou se arriscam na literatura. Na verdade, eles dão um showzaço para leitor nenhum botar defeito.

Conheça 11 cantores escritores brasileiros que você precisa ler.

Rita Lee: Nada mais nada menos que a Rainha do Rock Brasileiro! Com mais de 50 anos de carreira, Rita Lee Jones de Carvalho é uma das cantoras mais consagradas e queridas do Brasil. Dispensa apresentações, mas é sempre importante ressaltar que, além de cantora, Rita é compositora, multi-instrumentista e escritora.

Segundo o site Publishnews, em 2017 foi a única mulher a figurar na lista dos livros mais vendidos com sua autobiografia, lançada pela Globo Livros. Rita é autora de seis livros: Rita Lírica – 123 canções escritas por Rita Lee (1996); Storynhas (2013); Rita Lee – Uma autobiografia (2016); Dropz (2017); favoRita (2018); Amiga ursa – Uma história triste, mas com final feliz (2019).

Emicida (Foto – Juliana Coutinho)

Emicida: Rapper, cantor, compositor, o paulista Leandro Roque de Oliveira, conhecido como Emicida, já toca fundo em nossa alma com a poesia das letras marcantes e impactantes de sua música. Já um músico poeta, é também formalmente escritor. Em 2018, lançou o livro infantil Amoras, repleto de multiplicidade, amor e representatividade negra. Leitura obrigatória para crianças e adultos.

A propósito, Emicida tem uma música linda com a também cantora escritora Vanessa da Mata, com um clipe igualmente lindo e que se passa em uma biblioteca. Confira “Passarinhos

Fernanda Takai (Foto: Weber Padua)

Fernanda Takai: Vocalista da banda mineira Pato Fu há mais de 25 anos, Fernanda é cantora, compositora, cronista e escritora. Já tem quatro livros publicados: O cabelo da menina (Projeto Itaú,2016);  A gueixa e o panda vermelho (2013);  A mulher que não queria acreditar (2011); Nunca subestime uma mulherzinha (2007).

Em 2017, Takai foi agraciada com o principal prêmio de literatura do Brasil, o Jabuti, na categoria infantil digital com o projeto do livro Kidsbook Itaú Criança.

No site da Fernanda Takai, tem mais informações sobre os livros. Clique para saber mais.

Gabriel O Pensador (Foto: Luringa | Divulgação)

Gabriel O Pensador: Rapper, compositor e escritor, a carreira de Gabriel Contino, conhecido como Gabriel O Pensador, é repleta de sucessos que o levaram não apenas a vencer prêmios musicais como também literários. Gabriel O Pensador é dono de um Prêmio Jabuti em 2006, na categoria infantil com o livro Um Garoto Chamado Rorbeto. Ele já tem três livros publicados: Diário Noturno (2001); Um Garoto Chamado Rorbeto (2005); Meu pequeno Rubro-negro (2008);

Chico César (Foto: Facebook/ Arquivo Pessoal)

Chico César: Consagrado na música, o cantor, compositor, e jornalista Francisco César Gonçalves, o Chico César, também se dedica à literatura. A notável poesia de suas composições musicais foram parar nas páginas de seus dois livros publicados, até agora: Cantáteis – Cantos elegíacos de Amozade (2005) e Rio Sou Francisco (2012)

No site do Chico, tem mais informações sobre seus livros. Veja mais.

Vanessa da Mata (Foto: Carol Caminha/Gshow)

Vanessa da Mata: A mato-grossense Vanessa Sigiane da Mata Ferreira ou apenas Vanessa da Mata é dona de vários sucessos musicais. Além de cantora, ela também é compositora e escritora. Vanessa tem um livro publicado, o romance A filha das flores, lançado em 2013, pela Companhia das Letras.

Para quem é fã da cantora, vale uma passadinha no site dela para ver suas indicações literárias e as dicas que aparecem em seu clipe “Passarinhos” com o Emicida. Clique aqui.

Chico Buarque (Foto: Jairo Goldflus | Divulgação)

Chico Buarque: A carreira musical e a literária do cantor andam lado a lado há mais de 4 décadas, mas, talvez, a nova geração de brasileiros conheçam Chico Buarque por seus feitos literários. O mais recente [feito], em maio deste ano, quando o artista foi agraciado com a premiação mais importante de língua portuguesa, o Prêmio Camões de Literatura pelo conjunto da obra. 

Além disso, Chico soma três Prêmios Jabuti e é autor de mais de 20 livros publicados. Destaque para os premiados: Estorvo (1991) – Prêmio Jabuti Livro do ano em 1992; Budapeste (2003) – Prêmio Jabuti Livro do ano em 2004; Leite Derramado (2009) – Prêmio Jabuti Livro do ano 2010.

Tony Bellotto (Foto: Chico Cerchiaro/Divulgação)

Tony Bellotto: Além de guitarrista da banda Titãs, Tony é cantor, compositor e tem mais de 20 anos de carreira literária marcada por best-sellers adaptados para o cinema: a obra Bellini e a Esfinge. Tony, que transita entre os gêneros policial e suspense, já tem 11 livros publicados.

Destaque para a tetralogia que conta as histórias de mistério e suspense que o detetive paulistano Remo Bellini precisa desvendar: Bellini e o demônio (1999); Bellini e a esfinge (2002); Bellini e os espíritos (2005); Bellini e o labirinto (2014).

Arnaldo Antunes (Foto: Divulgação/Editora Trip)

Arnaldo Antunes: Além de multiartista, Arnaldo Antunes também é escritor. Tem mais de 20 livros publicados e é vencedor do Prêmio Jabuti, quando, em 1993, ganhou na categoria poesia com o livro As coisasCom mais de 30 anos de vida literária, sua primeira publicação foi 1983 com o livro Ou e.

No site do Arnaldo Antunes, tem mais informações sobre seus livros. Clique aqui.

China e Tulipa Ruiz (Foto: Pamella Gachido/Divulgação)

Tulipa Ruiz e China: Uma parceria de sucesso! Os dois artistas se uniram em prol da literatura no livro infantil Carlos Viaja. A cantora e compositora paulista, grande expoente na cena musical brasileira, foi a responsável pelas ilustrações do livro que deram vida aos personagens escritos pelo cantor e compositor China. O livro traz historinhas e passagens reais vividas por China e o seu cãozinho durante uma viagem de carro à São Paulo.

Uma forma de valorizar a literatura brasileira, é inserindo autores nacionais em sua meta de leitura. Que tal priorizar os cantores escritores? 

Já leu algum livros dos escritores desta lista? Conta pra gente!

Veja mais: 

15 livros nacionais para ler antes de morrer

25 adaptações literárias para 2019

Mais de 500 mil livros à sua disposição

6 Motivos para conhecer a Casa dos Quadrinhos

Deixe o seu comentário

comentários

7 Replies to “Cantores escritores: Músicos nacionais que dão um show na literatura”

  1. Eu sou muito fã da Rita Lee, do Gabriel O Pensador e Vanessa da Mata e também conheço as músicas do Chico Buarque, mas nunca cheguei a ler os livros deles, o que é uma pena, pois gostaria muito. 🙁

    Não me surpreende o fato de esses cantores e compositores em especial serem autores tão importantes, uma vez que tudo isso é arte. Um cantor é um artista, bem como um escritor ou um ator. E essas artes se mesclam tanto! Muitas vezes ouço músicas que são pura poesia ou nos fazem refletir de uma forma… que sabemos que aqueles compositores tem a escrita na alma. A capacidade de nos elevar, de provocar mágica com suas palavras.

    Amei o post!

  2. Oi!
    Fiquei de boca aberta agora, ao ver tantos artistas ter seu lado escritor também, eu já sabia de Chico Buarque e Rita Lee mas os outros não fazia nem ideia de apesar conhece-los do meio artístico, parabéns pela postagem adorei saber desses artistas e também saber que ganharam prêmios ligados a literatura. Bjs!

  3. Nossa eu já tinha conhecimento de alguns desses cantores/ autores, mas teve alguns que me surpreenderam, principalmente o Tony Bellotto. Me chamou muita atenção ele escrever suspense e é um gênero que estou procurando ultimamente.

    Adorei o seu post. Beijos

  4. Ainda não li nada deles, mas me lembro na escola que tinha que analisar as letras das músicas dos Titãs, Rita Lee e Chico Buarque e como era difíceis de se interpretar. Esses que citaram da forma que compõem suas músicas, com certeza devem ter belos livros, pois escrevem muito bem.

  5. Oi, tudo bem?
    Amei o post! Alguns desses cantores eu já sabia que são escritores também, mas outros me deixaram muito surpresa. O único deles que eu já tive a oportunidade de ler foi o Chico Buarque; li o livro Calabar, que é simplesmente incrível! Dos demais, eu fiquei realmente surpresa de saber que a Vanessa da Mata também é escritora e fiquei curiosa para ler o livro dela. Dica anotada!
    Beijos!

Deixe seu comentário