Um Pequeno Favor | Suspense e sensualidade marcam o livro e o filme

Por: Herlane Meira

Um Pequeno Favor é a estreia literária da professora Darcey Bell, natural de Iowa, EUA. Lançado no Brasil em 2017, pela editora Bertrand Brasil. O livro é apontado como sucessor de “Garota exemplar” e “A garota no trem”.

A história é repleta de traições e reviravoltas, uma pessoa morta e a questão recorrente: quem está enganando quem?

A História:

A jovem mãe Stephanie, viúva e blogueira, se dedica inteiramente a cuidar do seu filho Miles, de 5 anos. Mas ao mesmo tempo em que aparenta ser uma mulher tranquila e caseira, incorporando a mãe perfeita, Stephanie esconde desejos intensos e segredos que sempre a assombraram.

Por ser muito solitária, a blogueira é agradecida por ter encontrado Emily que viria a se tornar sua melhor amiga e confidente. As duas se tornaram a companhia uma da outra enquanto cuidavam de seus filhos pequenos.

“Algumas de vocês talvez achem estranho o fato de uma mãe incapaz de fazer amizade no mundo real começar um blog e dar conselhos para amigas virtuais, mas o que me ajudou a superar minha insegurança foi perceber que era impossível ser a única mãe deste mundo que não tinha amigas e se sentia solitária.” (pág. 67)

Emily é uma mulher bem sucedida no trabalho, mãe dedicada e esposa fiel, o que sempre causou admiração na amiga Stephanie. Por isso, quando Emily pede um pequeno favor a amiga de buscar seu filho, Nicky, na escola, ela alegremente concorda; afinal, são melhores amigas. Mas Emily simplesmente desaparece. Ela não atende ao telefone nem responde às mensagens. Stephanie sabe que algo está terrivelmente errado. Aterrorizada, ela pede ajuda aos leitores escrevendo um post sobre Emily no blog: ela está desaparecida há 2 dias.

O livro é narrado no ponto de vista dos três protagonistas: Stephanie, Emily e Sean, o marido da desaparecida. A trama, inicialmente, se desenrola através dos posts de Stephanie em seu blog. Com o desaparecimento de Emily, vários segredos começam a ser revelados e você se pega tentando adivinhar o enredo dessa história. A autora surpreende com desfechos cheios de suspense e reviravoltas.  

Confira o trailer:

Adaptação para o cinema:

O longa é dirigido por Paul Feig (Missão Madrinha de Casamento, Professora Sem Classe). Apesar de possuir o mesmo nome da obra de Darcey Bell, o filme se distanciou da narrativa estabelecida no livro. O thriller cheio de mistério começa seguindo os passos do livro, intrigante e cheio de elementos interessantes. Mas no decorrer da trama, o longa segue por um outro rumo, diferente do proposto por Bell.

Divulgação

Um acerto no filme, porém, foi a escolha do elenco. Estrelado por Anna Kendrick e Blake Lively, as atrizes que deram vida a Stephanie (Kendrick) e Emily (Lively) se encaixaram tão bem na descrição de Darcey Bell, que até parece que a autora já tinha em mente a inspiração para descrever suas personagens.

A trilha sonora também casou perfeitamente com a atmosfera do filme junto com o cenário que não esconde o universo de glamour que a história inspira, principalmente no universo de Emily.

Divulgação

Mas, afinal, o filme é bom?

O filme não é ruim, muito pelo contrário. O suspense de 1h58min vale a diversão. Mas a trama é cheia de detalhes. No livro a autora consegue ir amarrando e explicando e você entende. Percebe que os personagens adoram uma loucura, mas não fica aquela dúvida do que está acontecendo. Já no filme não. Algumas cenas surgem sem uma explicação que pode te deixar um pouco perdido.

Levando consideração a leitura do livro, a adaptação decepcionou. Por outro lado, deixando os aspectos literários de lado, a trama é envolvente e traz elementos como humor, sensualidade, amizade, duas protagonistas de peso e, apesar do desfecho diferente da obra, o final continua surpreendente.

Um Pequeno Favor estreia nos cinemas brasileiros em 27 de setembro. Vale a pena assistir, mas não compare com o livro. 

Livros ou suas adaptações? É sempre polêmico, né? Veja outros comparativos aqui

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *