Para Além do Diário de Anne Frank – O dia a dia do esconderijo e todos os seus habitantes

Para Além do Diário de Anne Frank” é um livro publicado pela Editora Leya. Se você, assim como eu, tem curiosidade sobre a história de Anne Frank e os relatos de pessoas que viveram o período sombrio da 2° Guerra, vai adorar essa leitura.

O livro conta, de forma rica, o dia a dia do “Esconderijo”, dos seus habitantes e das pessoas que os ajudavam. E, sim, o relato vai além do diário. Temos acesso a biografia de cada pessoa envolvida na história dela, contando a vida de cada um, antes, durante e depois da guerra. Imagens do esconderijo, fotos do diário e dos escritos de Anne Frank, fotos dos clandestinos, ajudantes e referências ao período histórico retratado. Tudo foi muito bem pesquisado e explicado. Consegui perceber o carinho dos responsáveis pela produção do livro.

Assim como o diário de Anne Frank, o livro também desperta uma enorme empatia pelos clandestinos e, pelo sofrimento que passaram, durante a ascensão do nazismo e durante a Segunda Guerra Mundial. Imagina se você ficasse preso por longos 2 anos, em um espaço pequeno, com mais 7 pessoas, sem poder fazer barulho ou sair para passear, sem nem poder abrir cortinas das janelas? Além de todas essas dificuldades, depois de um tempo, a comida ainda ficou cada vez mais escassa. Fico pensando em toda pressão psicológica e medo que eles sentiram durante esse período.

Em Para Além do Diário de Anne Frank temos mais uma vez um vislumbre dos sonhos que foram interrompidos, das vidas mudadas e bruscamente interrompidas, sem nenhuma explicação coerente. A história de Anne Frank e dos clandestinos, fica como uma lição para todos nós. Por esse motivo, recomendo essa leitura.

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *