História das Guerras – Demétrio Magnoli

Se você se interessa por história e, especificamente, por história das guerras, vai se apaixonar por este livro. Guerras não fazem parte apenas da história recente. Na verdade, os confrontos mudaram constantemente o mundo antigo, a Idade Média e redesenharam a sociedade do período moderno e contemporâneo. Ou seja, em muitos momentos, as guerras foram responsáveis por mudar o curso da história.  

Cada guerra é única e, através deste livro, você percebe as particularidades das quinze guerras abordadas. Você tem curiosidade de saber o que movia os gregos, bárbaros, cruzados? Você vai encontrar as respostas nas páginas deste livro. Óbvio que ele não traz a história completa de todas as guerras, mas é esclarecedor em vários pontos.

Todos os aspectos que nos dão tanta curiosidade, como as estratégias, armamentos, técnicas e as batalhas, foram mudando e se aperfeiçoando com passar do tempo. O armamento utilizado nos conflitos, acompanha a tecnologia da época. Por isso, estudar esse assunto se torna tão interessante. Os textos apresentados, foram organizados de forma cronológica, assim você tem noção da evolução das técnicas em cada guerra. Percebemos também que, apesar das suas particularidades, elas dialogam entre si.

“História das Guerras” foi organizado por Demétrio Magnoli. Em cada capítulo, encontramos um autor diferente, especialista e estudioso do assunto. Temos acesso ao contexto histórico, social e cultural que estava por trás de cada guerra.

O livro é composto por dezesseis textos, sendo eles: No espelho da Guerra, Guerra do Peloponeso, Guerras Púnicas, Conquistas bárbaras, Cruzadas na Idade Média, Gêngis Khan e as conquistas mongóis, Guerra dos trinta anos, Guerras Napoleônicas, Guerra de Secessão, Guerra do Paraguai, Guerras da unificação alemã, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerras da Indochina, Guerras árabes-israelenses, Guerras do Golfo.

Algumas dessas guerras aconteceram há muitos anos e permanecem fascinando estudiosos e sendo objetos de estudos, ainda nos dias atuais. Adquirindo assim, um lugar especial na história.

Cada texto apresenta muita clareza, possibilitando uma leitura entusiasmada e curiosa. Acredito que você possa se interessar mais por um texto do que por outro, em decorrência da importância histórica do conflito ou dos personagens envolvidos. Mas cada um deles têm sua relevância e se torna leitura obrigatória, dentro dessa obra.

Portanto, recomendo demais esse livro.

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *