Gerações em Ebulição: O Passado do Futuro e o Futuro do Passado

Gerações em ebulição é o resultado de uma prazerosa conversa entre o jornalista Pedro Bial e o filósofo Mario Sérgio Cortella

Ter a chance de sentir-se participante ativo de uma conversa entre Pedro Bial e Mário Sérgio Cortella (que dispensam apresentações), podendo opinar, concordar e discordar, mesmo em silêncio, interrompendo o tempo inteiro a fruição da leitura é o que torna única a experiência de leitura de Gerações em Ebulição.

O livro é resultado de uma conversa gravada entre Bial e Cortella, mas por ser um meio completamente diferente, permite essa interatividade entre os interlocutores e o leitor.

Assim, tratamos os três (Bial, Cortella e eu, leitor) sobre o tempo, suas características e consequências nos dias velozes dos jovens. Tomando referências para explicar comportamentos e essa transição da percepção do passado e do futuro.

Passamos por diversas gerações para discutir compreender seus anseios e sua realidade. A visão de Renato Russo de que “O futuro não é mais como era antigamente” e de como a geração dos anos 2000 não vê o futuro, porque ele está acontecendo aqui, agora.

Ansiedade, protestos, militância, depressão… consequências da instantaneidade das coisas, tudo é pra já, a vida é um shot, histórias que antes deveriam durar séculos, duram 24h no tempo do fim da crença na eternidade.

Embora deva ser uma leitura agradável para jovens, adultos e idosos, as diversas referências a autores, filósofos, filmes clássicos e até musicais talvez sejam um empecilho para os mais jovens e, talvez, eles só darão atenção a este livro quando envelhecerem um pouco, e então vão perceber que seus hábitos foram analisados de maneira tão singela e de fácil compreensão, porque em algum momento eles vão se interessar pelo que as pessoas mais velhas estão pensando no ano de 2018, nosso hábito de analisar os jovens e, então, vão querer fazer isso também. Da mesma maneira que nós, hoje, fazemos cerveja artesanal, usamos o vintage tentando viver um passado que quem estava lá não queria viver.

A leitura rápida, o tema atualíssimo (ou atemporal, já que os questionamentos da humanidade sempre são os mesmos) são os fatores que fazem Gerações em Ebulição ser uma ferramenta de observação e reflexão sobre a juventude de hoje.

Gerações em Ebulição: O Passado do Futuro e o Futuro do Passado é uma publicação da editora Papirus

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *