Projeto de incentivo à leitura do Instituto Gil Nogueira premia alunos da rede pública

Com o objetivo de incentivar à leitura entre estudantes do ensino fundamental da rede pública de Minas Gerais, o projeto “Ler é Viver”, iniciativa do Instituto Gil Nogueira (IGN), premiará alunos pelo desempenho na interpretação dos livros que leram durante o semestre. A premiação será realizada até o dia 11 de dezembro e contempla também professores, com presentes do Minas Shopping, um dos parceiros do Instituto.

O projeto envolve 14 escolas de Belo Horizonte e do interior do estado e tem início a cada semestre letivo, quando as escolas participantes recebem uma caixa contendo livros de literatura infantil. Os alunos podem ler os livros na sala de aula ou levá-los para casa.

Neste ano, os participantes receberam um passaporte com dados pessoais e foto para preencher a ficha cadastral de cada livro lido e contar o que entendeu da história. Em seguida, o aluno recebeu o carimbo de um avião e os premiados foram definidos de acordo com o número de carimbos conquistados. Já a avaliação do conteúdo, ficou por conta da equipe pedagógica do IGN.

A gerente-geral do Instituto, Carmem Lima, ressalta que o projeto não é uma competição e todos os estudantes serão homenageados. “Não existe um vencedor. Os alunos são premiados de acordo com o desempenho de cada um. O prêmio é só um convite para ajudá-los a viajar no universo da literatura”, explica.

Ao fim de cada semestre, os livros enviados pelo projeto são recolhidos e trocados por outras obras literárias, o que possibilita aos alunos a leitura de mais títulos.

 

Gostou da iniciativa do Instituto Gil Nogueira? Então, vem conhecer outros projetos que incentivam à leitura. Clique aqui!

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *