Texto BookTags

Orgulho e Paixão, a próxima novela da Globo, é inspirada nas obras de Jane Austen e isso tem encantado e preocupado muitos fãs. Alguns mal conseguem imaginar Emma, Elinor e Elizabeth como amigas, Thiago Lacerda como Mr. Darcy… Enfim, muita coisa pode acontecer.

Para te ajudar a formar uma opinião sobre a possibilidade dar ou não certo, preparamos uma lista de novelas inspiradas em livros. Quem sabe você não reconhece um histórico bom nas adaptações e prepara seu coração para a estréia de Orgulho e Paixão no dia 20 de Março?

1 – Cabocla

O remake é a primeira novela de Vanessa Giácomo na Globo, Cabocla é inspirada no livro homônimo do autor Ribeiro Couto, e mesmo com diferenças no enredo, como a possibilidade de criar novos personagens a trama foi bem fiel à original.

2 – Porto dos Milagres

Me apaixonei por essa novela antes de ter consciência de que era baseada em dois livros do meu autor favorito, Jorge Amado: “Mar Morto’ e “A descoberta da América pelos turcos”. Além de Jorge Amado, duas outras escritoras sentiram-se copiadas e processaram os autores da novela por plágio no final de Guma e Lívia. (Seara Santa), elas não conseguiram provar.

3 – Tieta

O realismo fantástico e o tempero baiano são características que podem ser encontradas facilmente nas novelas de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares (como em Porto dos Milagres). E Tieta é mais uma prova do grande sucesso que as adaptações faziam no passado, talvez por termos menos acesso aos livros, mas certamente foi uma novela marcante.

4 – O Cravo e a Rosa

Aqui tivemos o mesmo risco que Orgulho e Paixão irá enfrentar. Além de A Megera Domada, de Shakespeare, a novela foi inspirada em outras 3 novelas e uma peça teatral Cyrano de Bérgerac, de Edmond Rostand, e foi um sucesso!

5 – Alma Gêmea

Esta é uma novela que nunca vi ninguém notando as referências ÓBVIAS entre a produção da TV Globo e o mangá Sailor Moon (ou a animação, que estamos mais familiarizados). Serena é reencarnação da princesa Luna. Seu amor de outras vidas está relacionado a rosas… São tantas as referências que não consigo nem organizá-las. Mas vale a pena ver o anime e rever a novela para pegar as sacadas.

Conhece alguma novela que não foi citada? Está ansioso para Orgulho e Paixão? Conta pra gente!

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *