BH 120 anos: temos um Gigante pra chamar de nosso!

Belo Horizonte está completando 120 anos e você já pensou que lugar marca essa cidade? São tantos pontos turísticos, vários locais amados pelos belorizontinos. Cada um tem  um lugarzinho pra chamar de seu, mas tem um cantinho da cidade que é de todos e para todos. Ele é do azul, do preto, do verde e do amarelo. Sua estrutura é carregada de emoção, mas não é só do futebol. Com várias apresentações musicais, ele sempre dá um show, mesmo quando se trata da fé  recebendo a Torcida de Deus, ou a galera da gastronomia quando é sede da Festa Saideira com uma deliciosa comida de buteco. Sem modéstia, o Mineirão tem o melhor feijão tropeiro do Brasil.

Um estádio que é gigante pela própria natureza e está sempre acordado. Ali não falta emoção, gritos e muito amor. Sim, aqui rola solta a emoção! Seja na final do campeonato, daquela música que é a sua música ou da primeira vez que você trás quem ama pra andar de bicicleta sozinha na imensa Esplanada.  Essa imagem vale uma tag no Instagram, hein?! Ah, vale lembrar que o Gigante é um dos locais mais marcados pelos usuários do site com #.

Imagem: site estadiomineirao.com.br

Pode admitir: Belo Horizonte acontece neste espaço! Quantas vezes você já se emocionou aqui? Já perdeu a conta de quantas vezes encontrou sua galera e quantos amores viveu, tendo como cenário essa imensa arquibancada. Vai mentir que seu (sua) crush não passou por aqui? Certeza que já perdeu aquele golzinho enquanto babava por alguém. Eu sei! Isso acontece… Só tome cuidado pra não ‘cair’ no telão. hahaha

Aliás, essa arquibancada tem história pra contar. Nela tem lugar pra todo mundo. Hoje é um estádio moderno, privilegia o conforto. Tem até um sistema sustentável de reaproveitamento de água e geração de energia, mas quem não se lembra da saudosa ‘Geral’?  Mais democrática impossível! Ah, sabe a música ‘Uma partida de futebol’, do Skank? Pois é: em 1997, o clipe foi gravado dentro daquelas quatro linhas, em um jogo de Atlético e Cruzeiro.

É claro que o Gigante não é só o palco do esporte. Definitivamente, esse é também o palco da música. Tem Pop Rock e Axé Brasil,  Elton John, Paul McCartney, Beyoncé, John Mayer, e toda a galera brasileira que faz o Show da Virada no fim de ano já cantaram por ali. Claro que não podemos esquecer da moçada do Diante do Trono que reuniu 210 mil pessoas de todo o Brasil  e até de outros países quando gravaram o álbum Preciso de Ti. Foi demais!

Mas também foi palco de vestibular por 8 vezes nos anos 70. Mais de 25 mil estudantes tentaram uma vaga na UFMG nas arquibancadas, tudo sobre os olhares atentos de militares. Recebeu o Papai Noel e já foi visitado pelo Schumacher, que já bateu uma bolinha no gramado.

Mais de 80 milhões de pessoas já rodaram as catracas, isso é duas vezes a população da Argentina. Entre 2010 e 2013, passou por reformas. Por mais que uns dizem que não, não tem como negar: Ele está vivo! É carinhosamente conhecido como o ‘Gigante da Pampulha’. Carrega consigo o nome do nosso Estado. Se você ainda não o conhece, não perca tempo! Ele é o Mineirão! Ele é seu e de todos. É a cara de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil. E claro, é mais um (aquele um) no mundo.

Especial BH 120 anos. Veja outros contos sobre a cidade aqui!

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *