Medo do Papai Noel: como lidar com essa fase?


Todo mundo conhece alguma criança que tem medo de Papai Noel, não é verdade?
Quando chega a época do Natal presenciamos muitas cenas de crianças com Papai Noel. Algumas vão para o colo do bom velhinho tirar foto com um sorriso lindo, outras ficam paralisadas só olhando para ele, alguns levam cartas e batem papo e outras choram, têm medo, ficam tremendo e não querem se aproximar.

Diante dessa diversidade de situações que podem ocorrer ao levar seus filhos para ver o Papai Noel,  os pais devem ter a cabeça centrada para saber lidar sem causar traumas nos pequenos.

Uma criança nunca é igual a outra, e mesmo que sejam irmãos eles vão ter atitudes diferentes. Mas é preciso ter atenção, entender os medos e não forçar a criança a nada que ela não queira.

Quase toda família que conheço tem aquela velha foto da família com a criança ainda pequena no colo do Papai Noel, naquela cadeira bonita de shopping.

Eu, quando estava grávida, já pensava em ter uma foto dessa enfeitando a sala em época de Natal. Eu amo Natal e amo Papai Noel. Achei que a Maria nasceria amando ele também,  e que não teria medo. Afinal, ela não tem medo de quase nada.

Mas como a vida não é um sonho, esse já é o terceiro Natal dela e eu ainda não tenho a foto bonita da família com o papai Noel. Rsrsrsrs

No primeiro ano ela tinha 10 meses e quando viu no colo de quem estava fez beicinho e começou a chorar.

No segundo, já com um ano e 10 meses, ela chegou perto com a cara mais assustada do mundo,  falou obrigada pelo presente e começou a chorar.

Maria com medo do papai noel

Neste ano a levamos no shopping na esperança de conseguir a foto, já que ela dizia que ele é amigo e bonzinho, mas chegou quando na hora, ela agarrou no meu pescoço, começou a tremer e disse: “não quero ir lá mamãe, vou dar tchau daqui”.

E sabe o que eu fiz? Abracei com o coração cheio de amor e disse que não tinha problema nenhum, e que ela podia dar um tchau só de longe mesmo.

Muitas vezes acontece da gente querer forçar as crianças a fazerem coisas que não querem, ou ameaçar dizendo, por exemplo, que assim elas não ganharão presentes. Mas isso pode causar grandes traumas nos pequenos.

As vezes me pego pensando que é muito fácil ter medo do Papai Noel sim. Pensa só: você ainda criança vendo uma figura diferente de todo mundo, grande, todo vermelho, com uma barba enorme.  É bem normal de se assustar. Rsrsrs

Um dia eles vão entender que esse medo era coisa de infância. E enquanto esse dia não chega, temos que estar ao lado deles ajudando a superar esse medo e sendo o apoio para as decisões que eles tomarem. Seja dar beijo e abraço ou apenas observar de longe.

Você também tem casos com Papai Noel na família?! Manda pra gente contando sobre a experiência com seus filhos.

A coluna LiteralMente,mae! é publicada quinzenalmente aos domingos. As opiniões e fatos não refletem necessariamente a opinião de todas as mães, mas sim a vivência da colunista.

Quer trocar experiências comigo? Envie e-mail para gabriela@literalmenteuai.com.br

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *