Livrarias preparam programação especial para o Indie Book Day

Iniciativa criada na Alemanha busca destacar publicações independentes 

O dia 24 de março é o Indie Book Day e, pela segunda vez, o Brasil participa oficialmente do movimento, que une a literatura independente de todo o mundo. O objetivo é destacar os livros produzidos de maneira alternativa, incentivando que os leitores visitem livrarias locais, peçam por publicações desse tipo e divulguem nas redes sociais. É comum que as livrarias aproveitem a data dando destaque em suas vitrines para esse tipo de publicação. 

Livrarias como Blooks (Rio, São Paulo e Niterói), Livraria Taverna (Porto Alegre), Banca Tatuí (São Paulo), Rizoma (São Paulo) e Sur (Florianópolis) já confirmaram que farão ações especiais para a data. 

O primeiro Indie Book Day aconteceu em 2013 por iniciativa da editora independente Mairisch, de Hamburgo, na Alemanha, e recebeu muita atenção dentro dos países de língua alemã. Entre 2014 e 2017, leitores, editores e livrarias do Reino Unido, Holanda, Itália, Portugal, entre outros países, se uniram à iniciativa. O diálogo nas redes sociais acontece em torno da hashtag #indiebookday. 

A iniciativa foi trazida ao país no ano passado pelos editores Gustavo Faraon, da Dublinense, e João Varella, da Lote 42, porém qualquer um pode se apropriar da data como quiser sem necessidade de pedir qualquer tipo de autorização. Em 2017, mais de 60 livrarias brasileiras se envolveram com o Indie Book DayFaraon e Varella divulgaram um vídeo para dar detalhes da iniciativa.

Em 2018, entidades importantes ao redor do mundo como a Aliança Internacional de Editores Independentes (que congrega 550 editores de 52 países), além do Observatório de Edit00ores Independentes (Itália) e a Fundação Kurt Wolff (Alemanha) também estão apoiando a iniciativa. 

Infelizmente, não temos nenhuma informação sobre livrarias em Belo Horizonte que aderiram ao evento. Mas, este movimento pode ser feito individualmente, basta você leitor colocar escritores independentes na sua meta de leitura. Confira abaixo algumas resenhas de livros nacionais publicados de forma independente:

Fake – Felipe Barenco

Um motivo para sorrir – Bruna Longobucco

A farsa – J. Cláuver

A caçada de Goya – Karinna Pimenta 

SERVIÇO
Indie Book Day 2018
O quê
 dia de buscar livros independentes nas livrarias

Quando 24 de março (evento no Facebook)
Onde diversos espaços
Quanto o preço dos livros é variável
Mais informações https://www.indiebookday.de/portugues-brazil/

Quer ficar por dentro dos eventos literários que acontecem em BH? Acesse a nossa Agenda

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *