Guerreiras de Gaia – Gisele Mirabai

Guerreiras de Gaia é uma fantasia e aventura em um livro recheado de risadas e surpresas

Imagina seguinte situação: você é uma pessoa aparentemente ‘normal’, leva sua vida tranquilamente, com seus problemas e alegrias, estuda, fica em casa com a família, e por aí vai… E aí, um belo dia, coisas estranhas começam a ocorrer ao seu redor  e você começa a notar que só estão acontecendo com você, ninguém mais parece estar vendo! É assim que começa a história do livro de hoje: Guerreiras de Gaia, da nossa autora do mês, Gisele Mirabai.

A trama de Guerreiras de Gaia

Kitara, nossa protagonista,  é uma garota super ‘normal’, de 16 anos, que leva sua vida de boa, até que um dia, depois de perder o ônibus, acaba encontrando um pacote esquisito. A garota leva o pacote para casa sem querer e, para sua enorme surpresa, ele está endereçado a ninguém menos que ela mesma. Dentro da caixa, um lindo e diferente amuleto, que seria o passaporte para a aventura que a espera. Só que este amuleto está repartido, parecendo faltar outras partes para ser completo.  A partir deste momento, Kitara vai sendo conduzida por uma série de fatores, a encontrar outras mulheres que, assim como ela, também têm uma parte daquele amuleto, e juntas elas estão destinadas, desde o nascimento a ser as Guerreiras de Gaia.

Dona Dedê, uma exímia cozinheira que faz os melhores quitutes da cidade, Laía e Liluá as gêmeas mais lindas do mundo, e que tem uma maravilhosa e mágica história envolvendo seu nascimento. Particularmente uma das partes que mais gostei no livro. E, por último, Felícia, uma professora de física introspectiva, irritada e muito engraçada espontaneamente.  Essas mulheres completam, junto com Kitara, um grupo destinado a ajudar o planeta.

As cinco são reunidas e precisam ir para Gaiatmã, um lugar místico e evoluído que está além da compreensão. Lá, elas vão receber ensinamentos dos Jedegaias, uma espécie e ser humano evoluído. E com isso, poderão se aperfeiçoar e aprender a desenvolver características positivas que já lhes pertence. Tudo isso é necessário para lutar contra os Metazeus, os grandes vilões, que são pró tecnologia, mesmo que a custo de destruir todo meio ambiente, e que têm um plano absurdamente perigoso: roubar todo oxigênio do mundo. É claro que as guerreiras de Gaia precisam impedir!

As personagens construídas por Mirabai são muito divertidas e humanas

Rapidamente você se apega à elas e já está torcendo para que tudo que planejam dê certo. Cada uma tem uma personalidade, tornando as únicas dentro da narrativa. A autora não se alonga demais nas descrições dos ambientes, o que é um fator muito positivo tendo em vista que, como os cenários são muito diferentes do que estamos acostumados, longas descrições poderiam tornar o livro maçante e cansativo. Eu acho que alguns momentos eu senti que ela alongou um pouco situações desnecessárias, mas nada que torne o livro chato.

O avanço da tecnologia é um dos panos de fundo na narrativa, e por meio da história, a escritora deixa um alerta importante para os jovens sobre consciência social e o que estamos fazendo com o ambiente em que vivemos. A necessidade pungente  de preservar e cuidar da natureza e a necessidade fundamental de avançar tecnologicamente com consciência. Afinal, o que queremos deixar para as próximas gerações, uma herança de destruição e falta de recursos? Acho que não!

Fantasia é o que não falta no enredo deste livro, e você vai embarcar em uma narrativa cheia de surpresas e emoções. Para quem gosta de realismo fantástico, esse livro é um prato cheio. Um romance que reúne os elementos que mais gostamos: Fantasia, aventura, boas risadas e uma história emocionante.

Vale a pena!!!  

Gisele Mirabai é nossa autora do mês de maio, confira tudo sobre ela aqui.  

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *