Encontro Marcado com Fernando Sabino terá início em fevereiro

A agenda de 2019 do projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino está definida e se inicia na primeira semana de fevereiro. O objetivo é desenvolver eventos culturais em torno da memória do escritor mineiro, incentivando o contato com a cultura e a arte por meio das obras de Sabino. Escolas das cidades de Ipaba, Açucena, Periquito e Naque, no Vale do Aço, e Belo Horizonte participarão do projeto.

O projeto é realizado em duas fases. Na primeira, os pedagogos e agentes culturais participam de um workshop para detalhamento das atividades. Durante cinco meses, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos artísticos coordenados por professores. Em seguida, é montada uma mostra sobre a vida e a obra de Fernando Sabino para expor as atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula.

Em 10 anos, o projeto já esteve presente em cerca de 80 municípios, envolvendo mais de 800 mil alunos. Em 2018, passou por outras sete cidades do estado, como Catas Altas e São Gonçalo do Rio Abaixo.

“Esta metodologia cria um grande envolvimento entre professores, pedagogos, alunos e familiares, além de mobilizar a comunidade. A ideia é disseminar a mensagem de incentivo à leitura, promover a interação em grupo, identificar vocações e reforçar a autoestima das crianças. Os alunos terão acesso a livros, crônicas, contos, filmes de ficção, curtas, longas metragem e documentários dirigidos por Sabino”, destaca Bernardo Sabino, filho do escritor e coordenador do projeto.

O projeto ainda vai doar coleções de livros e filmes para instituições públicas das cidades participantes e vai distribuir um exemplar de uma revista, com trechos da obra do escritor, para todo o aluno participante.

Datas de início do projeto em cada cidade:

– Ipaba: 05/02

– Açucena: 06/02

– Periquito: 07/02

– Naque: 08/02

Vem ler outras notícias do universo literário. Clique aqui!

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *