ELITE – 5 Séries Em Uma

A nova aposta da Netflix, Elite, é um pacote de referências e traz todos os elementos que amamos em um drama adolescente

Quem não se lembra de Rebelde, a famosa novela mexicana que deu início ao grupo musical RBD?! A trama foi exibida no Brasil em 2005 e conquistou uma legião de fãs no país inteiro. O Dia Mundial do RBD, comemorado em 4 de outubro, foi marcado pelos 14 anos do lançamento da banda para o mundo. 

Justamente no dia 5 de outubro, um dia após o aniversário de Rebelde, estreou na Netflix ‘Elite’, uma série espanhola que parece ter saído do universo do Elite Way School, o colégio de prestígio internacional frequentado pelos integrantes da banda na novela. Além dos uniformes semelhantes, temos um bando de garotos ricos, uma escola cara, dramas adolescentes, pegação, vingança e muito luxo.

Coincidência ou não, o fato é que a nova aposta da Netflix mal chegou e já caiu no gosto de muita gente. Mas a comparação com Rebelde termina na primeira impressão. Ao longo do desenvolvimento da série, vemos que há muito mais referências de outras tramas adolescentes que já estiveram em alta como Gossip Girl, The O.C. e até a mais atual Riverdale, além de uma atmosfera carregada de suspense em torno da investigação de um assassinato.

A série

Após um desabamento em uma escola pública, a construtora responsável tenta reparar a sua imagem oferecendo três bolsas de estudo para o Las Encinas, um dos melhores e mais caros colégios do país, frequentado pelos filhos da elite espanhola.

A história começa com a mudança dos três bolsistas: o tímido Samuel (Itzan Escamilla), um garoto inteligente e simples cujo irmão acabou de sair da prisão; o festeiro Christian (Miguel Herrán), que não dá a mínima para a bolsa de estudos; e a filha de palestinos Nadia (Mina El Hammani), que deseja se tornar a melhor aluna da classe.

Divulgação – Netflix

O envolvimento dos novatos com os jovens ricos é carregado de contrastes entre as classes sociais, principalmente quando surgem as luxuosas festas em que todos os alunos são convidados. A produção conta ainda com talentos de outra série que se tornou um fenômeno de público na Netflix: ‘La Casa de Papel’. O elenco traz Miguel Herrán, Jaime Menéndez Lorente e María Pedraza, respectivamente Rio, Denver e Alison Parker.

 

Trama

Divulgação – Netflix

O roteiro é polêmico e consegue traçar um retrato realista da juventude, adicionando muito drama e sexo na mistura. Mas não é só de intrigas adolescentes que ‘Elite’ trata. A série aborda debates relevantes e atuais como o tratamento para portadores do vírus HIV, as dúvidas acerca da sexualidade, a religião, voyeurismo, drogas, entre outros tabus.

A narrativa da série é contada em paralelo a investigação de um assassinato. A cada episódio há um desfecho novo que nos arrasta para o próximo.

O suspense se assemelha muito a primeira temporada de ‘How to get Away With Murder’, porém com um diferencial, já ficamos sabendo logo nos primeiros episódios quem foi assassinado. O grande mistério gira em torno de quem cometeu o crime.

Apesar da grande quantidade de personagens, “Elite” fez um bom trabalho em apresentar todos eles para o público ao longo da temporada. A série, criada por Carlos Montero e Darío Madrona, conta com oito episódios de quase uma hora cada, o que garante uma maratona em um dia só para os mais animados.

A Netflix arrasou mais uma vez e já nos deixou querendo a segunda temporada. Vale lembrar que a faixa etária é indicada para maiores de 18 anos. E, por favor, fujam dos spoilers para não perder o clímax final.

Quer ficar por dentro dos eventos literários que acontecem em BH? Acesse a nossa Agenda

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *