Dois irmãos: Assista este livro!

O livro Dois Irmãos conta a história da família de Zana e Halim, descendentes de libaneses que se conheceram  em Manaus, se apaixonaram, casaram e tiveram três filhos, dois deles o gêmeos Omar e Yaqub. A história é narrada pelas as lembranças dos personagens e não segue uma ordem linear. Temos um narrador que no começo não é revelado, mas que aos poucos nos conta qual a ligação dele com aquela família.

O tema central da trama é a relação conflituosa dos irmãos Omar e Yaqub, que mesmo sendo idênticos, são bem diferentes na personalidade. O conflito dos dois é causado principalmente pela má relação deles com a família, Omar é idolatrado pela mãe e rechaçado pelo pai, enquanto Yaqub recebe o respeito de todos, mas lhe falta carinho. Então basicamente teremos uma família cheia de problemas e que não tem nenhum membro que seja o certo ou até mesmo o errado.

Como pano de fundo da briga entre irmãos teremos a ditadura militar, que geralmente só é retratada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, então temos um vislumbre de como Manaus foi atingida pelo regime.

O livro é uma delícia de ler, você devora todas as páginas a espera de descobrir o mistério que envolve o narrador e os desfecho da briga entre Omar e Yaqub. Porém temos uma história que gera incômodo e em diversos momentos você vai querer apoiar alguém, para logo em seguida não concordar com suas ações.

Via Revista Época

Com o mote da campanha  “Assista a esse livro” em parceria com a editora Companhia das Letras e a Amazon, a obra de Milton Hatoum ganhou uma adaptação na TV Globo em 2017, no formato de uma microssérie.

A escolha do elenco foi muita acertada e os atores ficaram impecáveis como os personagens da trama literária. Nas três fases brilharam atores consagrados como Juliana Paes, Antonio Calloni, Antonio Fagundes e Eliane Giardini. E as revelações como Lorenzo Rocha, Matheus Abreu e Gabriella Mustafá.

O destaque principal é o ator Cauã Reymond interpretando os gêmeos, ele conseguiu ser duas pessoas ao mesmo tempo e dar a intensidade de um e o jeito contido de outro. Com a sua atuação, os dois irmãos ficaram muito bem definidos assim como no livro. .

A adaptação foi muito fiel ao livro, mas com uma agilidade que só a televisão tem. Esse é mais um caso em que fica difícil qual é melhor. As obras simplesmente se completam.

Livros ou suas adaptações? É sempre polêmico, né? Veja outros comparativos aqui

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *