Copa: Ainda tem, mas tá acabando

 

Jogadores da Croácia festejam vaga na final da Copa, obtida com vitória sobre a Inglaterra (Foto: Fifa/Divulgação)

 

Pela primeira vez na história, a Croácia chega a uma final de Copa do Mundo.

Quartas de final

Em uma semana agitada e, dessa vez com a eliminação do Brasil nas quartas de final. Mas antes, pela manhã, o jogo que abriu a fase eliminatória das quartas de final foi a partida entre Uruguai e França. E não teve conversa! A França resolveu a questão no tempo regulamentar, abrindo o marcador aos 40 minutos do primeiro tempo. E ampliando no segundo tempo, aos 61 minutos.

Essa é a sexta vez que a seleção francesa chega a uma final de Copa.

À tarde, o que a gente não esperava aconteceu: O Brasil foi eliminado pela Bélgica em um jogo movimentado. Eliminação com direito até a um gol contra, marcado por Fernandinho, aos 13 minutos do primeiro tempo. Fernandinho que foi considerado o ‘grande vilão’ na derrota por 7 x 1 para a Alemanha, na Copa de 2014.

Ironia, ou não, Fernandinho comprovou que um raio cai sim duas vezes no mesmo lugar. Que azar, meu amigo! Mas o futebol é assim, às vezes ele castiga… o segundo saiu aos 31 minutos, e não foi contra. O Brasil descontou com Renato Augusto, aos 76 minutos de jogo. Mas já era tarde demais. Caímos mais uma vez para uma seleção com cores vermelha, amarela e preta.

Para se ter uma ideia do volume de jogo, apenas no segundo tempo o Brasil chutou 14 vezes ao gol. A Bélgica apenas 1 vez.

Essa foi a segunda vez em que a Bélgica chegou a uma semifinal de Copa do Mundo. A primeira foi em 1986, sendo eliminada pela Argentina na semi. Neste ano, os argentinos se sagraram campeões. Já o Brasil, foi eliminado por seleções da Europa pela quarta vez consecutiva. Em 2006, perdemos para a França. Em 2010 para a Holanda e em 2014, perdemos para a Alemanha no cabuloso 7 x 1 e agora, nesse 2 x 1 para a Bélgica.

No sábado

Nas duas últimas partidas que definiram os semifinalistas, a Inglaterra venceu a Suécia por 2 x 0, chegando assim a sua terceira participação em uma semifinal de Copa. A tarde, Rússia e a Croácia decidiram a última vaga. Após um empate em 2 x 2 no tempo regulamentar, a Croácia venceu a Rússia nos pênaltis por 4 x 3.

Dona da Casa, a Rússia foi o primeiro eliminado em uma Copa nas quartas de final, desde a eliminação do México, em 1986. Os croatas já haviam chegado a uma semifinal na Copa de 1998 e se tornaram a segunda seleção a vencer uma disputa de pênaltis na edição de uma Copa.

Semifinal

Na última terça, dia 10, no primeiro jogo da semi, a França venceu a Bélgica por 1 x 0. Com isso, a França chega a sua terceira final em Copas. Um detalhe interessante: essa é a segunda semifinal dos belgas. Na primeira vez em que a Bélgica foi eliminada na semifinal (Copa do México 1986 – Argentina 2 x 0 Bélgica) a Argentina foi a campeã. Será que a França leva essa?

No segundo jogo da semi, Croácia e Inglaterra duelaram pela última vaga na final. No primeiro tempo, a Inglaterra saiu na frente, marcando um golaço de falta, aos 5 minutos.

Tudo parecia caminhar para a final que todos imaginavam, mas aos 68 minutos de jogo a Croácia empata a partida.

Mais uma vez o time croata jogará a prorrogação, podendo, mais uma vez, decidir a classificação em cobranças de pênaltis. Seria a terceira vez nessa Copa. Mas aos 109 minutos de jogo, o gol da classificação.

Pela primeira vez, e na 21ª edição da Copa do Mundo, a Croácia jogará a final.

No sábado, Inglaterra e Bélgica decidem o terceiro e quarto lugar, às 11h. No domingo, ao meio dia, França e Croácia disputam o título de melhor seleção do mundo.

Eu já tenho lado: sou #TeamCroácia!

No espaço de imagem positiva da semana eu poderia citar o jogo entre Inglaterra e Croácia, mas outro acontecimento ocupará a vaga. Assim sendo, deixo a imagem abaixo como um bônus.

vida jogador croata 0718 400x800
Filho de Vida rouba a cena após a classificação – imagem internet

 

Neymar Challenge: The zoeira never ends

O que estava ruim, ficou ainda pior. Na verdade mais engraçado. Sabe aquela de que só a gente pode zoar o Neymar? Pois é, isso não existe mais, pelo menos após a participação do craque brasileiro na Copa da Rússia. Olha, é tanta zoação com as quedas e simulações do craque que nem o jornal Meia Hora de Notícias do Rio de Janeiro deixou passar. Aliás, esse jornal tem as melhores capas do jornalismo nacional. Vale a pena acompanhar.

 

Capa do jornal Meia Hora, RJ, edição de 10 de julho


E se não bastassem as zoeiras com o menino Ney “sofrendo” em campo, o BuzzFeed, após postagem do brasileiro no Instagram, dizendo que estava difícil ter forças para voltar a jogar bola, novas profissões foram sugeridas ao craque. A zoeira nunca acaba…

 


Imagem negativa da semana:


FIFA registrou 45 casos de assédio na Copa, mas o número pode ainda ser maior, já que muitos podem não ter sido notificados.

 

E para tentar ‘dar um fim’ ao problema, a FIFA vem com ‘essa solução’…

 

Imagem positiva da semana:

De positivo nessa semana, o resgate dos meninos que ficaram presos em uma caverna na Tailândia.  O mundo acompanhou e torceu mais uma vez por um time de futebol após uma tragédia. Os 12 garotos e o treinador do time de futebol foram resgatados com vida e passam bem, após ficarem mais de 15 dias presos em uma caverna.

O resgate


Excepcionalmente publicada hoje, a coluna  Território Livre é publicada aqui toda quarta-feira. Converse com o colunista.  

Envie um e-mail para deni@literalmenteuai.com.br

Você pode também entrar em contato pelo twitter: @denicarlo

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *