Você já conhece o Clube do Livro de Ribeirão das Neves?

Em tempos de internet, com as relações interpessoais cada vez mais raras, iniciativas como a criação de clubes de leituras devem ser louvadas. São aquelas pequenas e raras boas notícias que alegram o nosso dia a dia e mantem viva a esperança de um mundo melhor, construído por meio da literatura. A cidade de Ribeirão das Neves, por vezes noticiada pelos problemas de infraestrutura, corrupção, criminalidade e a situação dos seus vários presídios, festeja o primeiro Clube do Livro de Neves.

A iniciativa é antiga, há dois anos os amigos Fernando Ribeiro e Gustavo Henrique fundaram discretamente o Clube do Livro de Neves. Inspirado em um episódio da série americana “Lost”, que mostrava a reunião de pessoas em um clube de leitura, Fernando decidiu seguir o exemplo e reunir pessoas para falar sobre livros. Os primeiros encontros foram realizados em lanchonetes ou nas casas dos membros do clube. Para os idealizadores, essa limitação de espaço e a falta de tempo dos participantes inviabilizou o crescimento do clube, e foi tornando as reuniões mais escassas, mas o ideal permaneceu vivo. 

Em 2018, totalmente reformulado, o Clube do Livro de Neves ganhou destaque nas redes sociais e também um novo local de encontro, mais amplo e de fácil acesso. A primeira edição do ano foi realizada em março, no Parque Ecológico de Ribeirão das Neves, e reuniu cerca de 20 pessoas. 

Ribeirão das Neves
Imagens do 1º encontro de 2018

O mérito da divulgação fica por conta dos amigos: a estudante de jornalismo Rita Luiza, a analista administrativa Jussara Ferreira e o estudante Gustavo Henrique. O objetivo deles é realizar um encontro mensal para discutir literatura, promover outras ações para conectar as pessoas aos livros e mostrar que a cidade tem muito mais do que só notícia. “Fazer com que os ‘nevenses’ criem o hábito de ler. Além disso, nosso foco também é crescer e, dessa forma, se expandir, criando subgrupos em vários bairros da cidade”, conta Gustavo.

Amantes da literatura, Jussara e Rita já compartilhavam esse gosto nas redes sociais e em blogs, frequentavam outros eventos literários em BH, como o organizado pelo blog “Coisas de Mineira”, que promove o maior clube de livro de Minas Gerais, o Clube do Livro BH. Para elas, e extremamente importante a promoção de um clube de leitura em Ribeirão das Neves. “Acredito que o Clube é um meio de disseminar cultura e fazer amizades. Em uma reunião temos contato com gostos diferentes, vários assuntos entram em pauta e podemos assim conviver tanto com o que é similar e o que é oposto, isso contribui muito para a socialização e principalmente para criar um ambiente de tolerância e respeito”, destaca Rita.

Jussara percebe os clubes de leitura como uma maneira de partilhar o amor pela literatura. “Vejo os clubes como uma oportunidade de interação entre os leitores e colocar um rosto por trás do comentário virtual. Uma interação humana com outras pessoas que partilham do gosto pela literatura e a oportunidade de encontrar outros que, mesmo sendo tão diferentes de você, tenham algo em comum.”

No primeiro encontro, o grupo se reuniu para um piquenique, discutiram, além das leituras atuais de cada um, filmes, séries, trocaram livros e experiências. O Clube do Livro de Neves ainda está engatinhando mas tem tudo para crescer, como afirma Milca Alves, uma das participantes. “É um clube que inclui várias pessoas, não é elitista e permite a participação de pessoas em vários níveis de leitura. E também tem a questão de ocupação do espaço público, que é importantíssima, o Parque Ecológico é um espaço que dá para o jovem ir e as pessoas ficarem tranquilas. E, se a população não ocupar esse espaço, ele será ocupado de outras formas nada benéficas a uma população que é carente deste tipo de movimento cultural”.

Imagens do 1º encontro de 2018

Com o tema “livros que marcaram a sua infância”, o segundo encontro já tem data marcada, dia 28/4 (sábado), a partir das 14h30. Leve seus livros para troca e participe também do “Amigo secreto”, que será sorteado na hora do evento.  

Os organizadores acreditam que a literatura pode transformar vidas e abrir mentes. Por isso, eles contam com crescimento no número de participantes e também buscam parcerias e doações para partilhar livros, itens literários como marcadores de páginas, bottons, e outros.  “A pessoa que lê é levada a conhecer outras perspectivas sem a necessidade de ter vivido elas, passa a ver mais possibilidades. Quem lê, se abre a novas possibilidades”, afirma Jussara.

Nenhuma iniciativa cultural se sustenta sem a participação da população. Por isso, se você é de Ribeirão das Neves acompanhe, compartilhe e incentive essa ideia. Aos demais leitores, de outras cidades, ajudem na divulgação. Promover a literatura é dar chance a um futuro melhor!

Confirme sua presença na página do evento: Reunião #ClubedoLivroNeves

Siga o Clube do Livro de Ribeirão das Neves nas redes sociais:

Facebook: @ClubedoLivroNeves

Instagram: @clubedolivroneves

Conheça outras iniciativas de incentivo a leitura!

Livros infantis personalizados é com a Editora Pinguinzinho

Clube do Livro BH – Porque incentivar a literatura faz muito bem

História dos bairros de BH é registrada em livros

Projeto Letra em Cena. Como ler…

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *