A semana da Copa: Messi e CR7 dão tchau

Mais uma semana, Brasil classificado para as quartas de final…

imagem internet – jogo entre Brasil e México

Mas vamos voltar alguns dias para lembrar o que aconteceu nos últimos jogos da Copa do Mundo.

Ainda na fase de grupos, grandes jogos aconteceram, principalmente naqueles onde a classificação para as oitavas de final ainda estavam em jogo.

Na segunda, (25/06), o Uruguai goleou a Rússia, dona da festa, por (3 a 0). Com a vitória, os uruguaios terminaram a fase como líderes do grupo A, sendo a quinta vez que isso acontece em Copas (1930, 1950, 1954 e 2010). Vale destacar ainda que os uruguaios venceram os três jogos e não sofreram nenhum gol. Na mesma segunda, Espanha e Marrocos protagonizaram um empate em (2 a 2), enquanto Irã e Portugal empataram em (1 a 1).

Na terça, o Peru venceu a Austrália por (2 a 0), sendo esta a segunda vitória da equipe peruana em uma Copa. A primeira havia sido em 1978, quando derrotou a seleção iraniana por (4 a 1).  Dinamarca e França ficaram no empate sem gols. Destaque da rodada de terça foi o jogo entre Nigéria e Argentina. Os hermanos venceram a partida por (2 a 1). Após sair na frente, com gol de Messi, os argentinos conseguiram desempatar a partida aos 86 minutos de partida, com gol de Rojo. Finalizando a terça, a Croácia venceu a Islândia por (2 a 1).

Na quarta-feira, o México foi goleado pela Suécia por (3 a 0), sendo esse o maior placar da Seleção sueca em copas, desde 1994, quando venceu a Bulgária por (4 a 0). Costa Rica e Suíça empataram em (2 a 2).

O grande jogo do dia foi a i-na-cre-di-tá-vel vitória da Coreia do Sul sobre a Alemanha por (2 a 0).  Vale ressaltar aqui a “maldição das campeãs”. A Alemanha é a quarta seleção campeã eliminada na primeira fase da competição após vencer a última Copa. Isso vem se repetindo nas últimas cinco Copas: França em 2002, Itália em 2010 e Espanha em 2014.

Na quarta ainda tivemos a Vitória do Brasil por (2 a 0) sobre a Sérvia, garantindo assim a liderança do grupo E.

Na quinta-feira a Colômbia venceu Senegal por (1 a 0), mesmo placar que deu a vitória para a Polônia sobre o Japão e para a Bélgica sobre a Inglaterra. A Tunísia ainda venceu o Panamá por (2 a 1).

Oitavas de final

Iniciada no sábado, com um jogão entre França e Argentina. O placar de (4 a 3) para os franceses deu o tom do jogo disputado, no melhor lá e cá. Essa foi a quinta vez que os argentinos sofreram quatro gols em uma partida de Copa do Mundo. A última vez havia sido em 2010 na derrota por (4 a 0) para os alemães.

No mesmo dia em que Messi deu tchau para o mundial, Cristiano Ronaldo também voltou para casa. Portugal foi derrotado pelo Uruguai por (2 a 1). Os dois jogadores que polarizaram a disputa de melhor do mundo nos últimos 10 anos, caíram no mesmo dia.

A tarde um jogão! Após sair na frente com 2 gols, o Japão acabou levando a virada e perdendo o jogo por (3 a 2) para a Bélgica. Detalhe, o gol da virada saiu nos acréscimos, aos 94 minutos da partida. Essa foi a segunda virada de uma seleção em um mata-mata estando perdendo por dois gols de diferença, desde 1966, quando Portugal venceu a Coreia do Norte por (5 a 3), após estar perdendo de (3 a 0).

E ontem, foi vez da Suécia avançar para as quartas de final vencendo a Suíça por (1 a 0). A Inglaterra bateu a Colômbia, que jogou sem James Rodriguez, nos pênaltis (4 x 3) após um empate em (1 a 1) no tempo regulamentar.  Essa foi a terceira derrota da Colômbia nos quatro jogos eliminatórios de Copa do Mundo.

 

Imagem negativa da semana:

Duas imagens fora de campo. Primeiro o tweet racista do youtuber Julio Cocielo contra o francês Mbappe e a confusão na Esplanada do Mineirão, que acabou deixando 4 pessoas pisoteadas.

imagem: reprodução tweet – imagem internet

Imagem positiva da semana:

Após a eliminação, a seleção do Japão deixou mensagens de agradecimento e origamis para os russos no vestiário.

Semana agitada e nessa sexta-feira tem início as quartas de final. Semana que vem a gente fala dela. Até lá!

 

A coluna  Território Livre é publicada aqui toda quarta-feira. Converse com o colunista.  

Envie um e-mail para deni@literalmenteuai.com.br

Você pode também entrar em contato pelo twitter: @denicarlo

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *