25 Adaptações literárias para 2019

2019 é o ano para consolidar a descoberta definitiva de um nicho lucrativo para o cinema e plataformas de stream, as adaptações literárias. 

Este nicho amplamente explorado pela Netflix, que inclusive tem até uma seção exclusiva para os filmes baseados em livros, tem rendido bons resultados para a plataforma que claro, tem investido pesado na adaptação de best-sellers trazendo atores consagrados como Sandra Bullock em o fenômeno “Bird Box” e Jennifer Aniston em “Dumplin'”, com estreia prevista para este ano. 

O sucesso das adaptações impulsionam também a venda de livros, levando ao topo do ranking aquelas que estão em evidência, como é caso de “Para todos os garotos que já amei” da autora Jenny Han, que figura na lista dos mais vendidos da revista Veja desde o lançamento da sua adaptação em agoto de 2018. O detalhe é que o livro foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca em 2014.

Há ainda os casos em que o lançamento de uma adaptação, faz com que o livro chegue até nós, o caso mais recente é o da “A barraca do Beijo”, fenômeno que tomou conta das redes sociais, era totalmente desconhecido no Brasil. A da adaptação fez com que o livro não apenas fosse publicado, como se tornasse uma das principais atrações da Bienal do Livro de São Paulo, com direito a estande para fotos e  presença da jovem escritora britânica Beth Reekles.

Veja aqui livros adaptados sem lançamento no Brasil. 

Facilitamos a vida do leitor que gosta de ler o livro antes de assistir ao filme ou série catalogando 25 livros que serão adaptados em 2019. 

1 – A mulher na janela  – A. J. Finn  

Sinopse: Anna Fox mora sozinha na bela casa que um dia abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo (muito) vinho, assistindo a filmes antigos, conversando com estranhos na internet e… espionando os vizinhos. Até o dia que ela vai testemunhar um acontecimento  que vai mudar a vida de todos, principalmente a dela.

2 – Cinderela Pop – Paula Pimenta 

Sinopse: Cintia é uma princesa dos dias atuais: antenada, com opiniões próprias, decidida e adora música. Essa princesa pop morava com os pais em um castelo enorme de onde via toda a cidade. Todas as noites, ela olhava pela janela, de onde ficava admirando a vista e sonhando com um príncipe que ainda não conhecia. Porém, um dia, o castelo de Cintia desmoronou e com ele tudo à sua volta. Com a separação dos pais, ela vai morar com a tia, se afasta do pai e, principalmente, deixa de acreditar no amor. Ela só não contava com um detalhe… Havia mesmo um belo príncipe encantando em sua história. E tudo o que ele mais queria era descongelar o coração da nossa gata (nada) borralheira!

3 –  Deixe a neve cair – Jonh Green- Maureen Johnson e Lauren Myracle

Sinopse: São três contos que se passam em uma noite fria de nevasca. Na noite de Natal, uma tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para encontros românticos. Em “Deixe a Neve Cair”, bem sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. E provam que o amor verdadeiro pode acontecer quando e onde menos se espera.

4 – Os Bridgertons – Julia Quinn

Sinopse: Uma série de 8 romances de época da autora Julia Quinn. Os Bridgertons são mais do que uma família, eles são uma força da natureza. Ao longo de oito romances, leitores de todo o mundo riram à gargalhada, emocionaram-se, choraram e apaixonaram-se por estes oito irmãos, pelos seus tios e tias, sogras, sobrinhos e amigos. 

5 – P.S. Ainda amo você – Jeeny Han

Sinopse: Em P.S.: Ainda amo você, Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.

6 – O sol Também é uma estrela – Nicola Yoon

Sinopse: Natasha é uma jovem extremamente pragmática, ela não acredita em destino, apenas em fatos explicados pela ciência. Em menos de doze horas, a família de Natasha será deportada para a Jamaica, mas antes que isso aconteça ela vê Daniel e se apaixona subitamente, colocando todas as suas convicções em cheque.

7 – Por lugares incríveis – Jennifer Niven 

Sinopse: Violet e Finch se conhecem em um momento que ninguém pensaria em se conhecer: os dois estão pensando em se matar. Mas um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los

8 – After – Anna Todd

Sinopse: After segue a história de autodescoberta e despertar sexual de Tessa Young, uma estudante de 18 anos, que sai de casa onde mora com a mãe, uma mulher autoritária e preconceituosa, para iniciar os seus estudos na universidade de Washington, Lá ela conhece Hardin Scott, com quem inicia um relacionamento turbulento e problemático.

9  – Surruro –  Becca Fitzpatrick

Sinopse:Nora Grey, vê sua vida em perigo quando começa a se envolver com o misterioso novo aluno de sua escola chamado Patch, que mais tarde se revela como um anjo caído com quem possui uma obscura ligação

10  – Quem é você, Alasca? – John Green

Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.

11 – Cadê você Bernadete – Maria Semple

Sinopse: Bernadete é uma mulher de meia idade, que tem uma vida tranquila e feliz, até que, ‘puff’, desaparece do nada. Onde será que ela foi e o que o destino reserva para sua família?

12 – Boy Erased – Uma verdade anulada– Garrard Conley   

Sinopse: Garrard Conley revisita as memórias do doloroso período em que participou de um programa de conversão que prometia “curá-lo” da sua homossexualidade.

13 – A cinco passos de você – Rachael Lippincott 

Sinopse: Stella, com quase dezessete anos de idade, depois de viver a maior parte de sua vida no hospital, encontra o charmoso Will , que também um paciente com fibrose cística. Embora surja uma paixão instantânea entre os dois, suas condições de saúde impedem que eles cheguem muito perto um do outro, e Stella tenta ajudar Will, que se rebela contra seus tratamentos médicos.
Livro ainda não foi lançado no Brasil

15 –  Projeto Rosie –  Graeme Simsion

Sinopse: O Projeto Rosie conta a história do professor de genética, Don Tillman que desenvolve um questionário para encontrar a esposa perfeita até que, claro, Rosie entra em sua vida  enchendo a de caos e com certeza, amor.

16 – Turma da Monica Laços – Vitor e Lu Cafaggi

Sinopse: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão em uma aventura incrível na busca pelo Floquinho.

17 – O Pintassilgo – Donna Tartt

Sinopse: Narra a história de Theo Decker que perde a mãe em um acidente e precisa morar na casa da família de um amigo. O garoto, porém, não consegue se adaptar à nova realidade e a ausência de sua mãe. Esse livro ganhou o prêmio Pulitzer de Literatura

18 – Mulherzinhas –  Louisa May Alcott

Sinopse: Acompanhe a vida das irmãs Meg, Jo, Beth e Amy durante a Guerra Civil americana. A vida não era fácil. O pai delas estava na guerra e a mãe lutava para sustentar a casa. As filhas ajudam e, entre risos e lágrimas, aprendem a superar seus problemas, enquanto vão crescendo e se transformando em mulherzinhas.

19 – A extraordinária garota chamada Estrela – Jerry Spinelli 

Sinopse:  A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela cativa totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução por liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e comovente sobre os percalços da necessidade de ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.

20 – Se a Rua Beale falasse – James Baldwin

Sinopse:  O livro se passa na década de 70 e narra os esforços de Tish para provar a inocência de Fonny, seu noivo, preso injustamente. E vai falar sobre violência, dor e perdas. Mas também sobre amor, união e esperança. 

21 – Cemitério Maldito – Stephen King  

Sinopse:  Uma pacata família se muda para um local afastado e acaba descobrindo que bem perto da sua casa tem um estranho cemitério de animais. Contudo esse cemitério não é nem de longe o pior e mais estranho dos problemas que eles enfrentarão.

22 – O Rouxinol –  Kristin Hannah

Sinopse:  Narra a sensível e dolorosa historia de uma família separada pela segunda guerra mundial. “Neste épico passado na França da Segunda Guerra, duas irmãs se afastam por discordarem sobre a ameaça de ocupação nazista. Com temperamentos e princípios divergentes, cada uma delas precisa encontrar o próprio caminho e enfrentar questões morais e escolhas de vida ou morte.” – Christina Baker Kline, autora de O trem dos órfãos França, 1939.

23 – E no final a morte – Agatha Cristie

Sinopse: O local é o Egito Antigo. A época é o ano 2000 a.C. Em uma sociedade na qual o sentido da vida está intimamente relacionado aos rituais da morte, a jovem viúva Renisenb volta para a casa de seu pai, o sacerdote funerário Imhotep, para encontrar tudo aparentemente do jeito que deixou antes de se casar. O frágil equilíbrio familiar é quebrado quando o patriarca retorna de uma de suas viagens trazendo para casa a jovem Nofret para ser sua concubina: uma presença que desperta os piores sentimentos nos habitantes da casa.

24 – Onde está Elizabeth – Emma Healey

Sinopse: Maud já está bem velinha e se esquece das coisas com frequência. Agora ela já duvida um pouco de sua sanidade. Mas de uma coisa ela não duvida, sua amiga Elizabeth está desaparecida.

25 – Gigantes adormecidos – Sylvain Neuvel

Sinopse: Rose, aos 11 anos cai em uma cratera e ao ser resgatada pelos bombeiros uma estranha descoberta é feita: uma gigantesca mão de ferro está dentro do buraco. Agora adulta ela quer muito descobrir o que é e de onde veio aquilo. Mas será que a verdade vai revelar coisas boas, ou o fim de toda humanidade?

Fique por dentro do universo literário! 

 

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *